terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DIRETOR DE CULTURA RECEBE VISITA DO BONEQUEIRO CHICO SIMOES, MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE CULTURA


Manuel Batista (esq) durante conversa com Chico simões

O Diretor de Cultura do Município de Mari/PB, Manuel Batista, recebeu na manhã desta segunda-feira (27) a visita de Chico Simões, membro do Conselho Nacional de Cultura.
Manuel Batista (esq) durante conversa com Chico Simões.
 
Residindo em Brasília/DF, Chico encontra-se na Paraíba mantendo diálogo com os bonequeiros do Estado e veio a Mari juntamente com Artur e Amanda da Cia. Boca de Cena de teatro de bonecos, para visitar o Mestre Ramiro, mais conhecido como “miro do Babau”, que recupera-se de um AVC, sofrido há cerca de três meses.
Durante o encontro, o diretor de cultura falou sobre as perspectivas da área cultural no Município para 2011, quando pretende apresentar ao Prefeito Antônio Gomes, a proposta de criação do Sistema Municipal de Cultura, que prevê a implantação do Conselho de Cultura e seu respectivo fundo e assinatura de termo de adesão junto ao Ministério da Cultura para elaboração do Plano Municipal de Cultura.
Chico Simões também discutiu sobre a importância de criação de uma política local de apoio aos mestres da cultura popular do babau, a exemplo do mestre Miro, que com problemas de saúde devido ao AVC, encontra-se sem desenvolver a sua atividade de brincante e passa por dificuldades pessoais.
Manuel Batista comprometeu-se em discutir com o Prefeito Antônio Gomes uma proposta nos moldes da Lei Canhoto da Paraíba, existente no Estado e que possa vir não apenas beneficiar, mas também, reconhecer a contribuição desses mestres para a nossa cultura.
Ao final, Chico Simões colocou-se à disposição do departamento de Cultura de Mari para ajudar no que for possível. “ Mesmo estando em Brasília, faço questão de ajudar “, disse Chico.



Chico Simões é mamulengueiro, educador comunitário, atua na coordenação do Ponto de Cultura Invenção Brasileira e da Rede Escola Viva, além de organizar festivais e encontros de culturas populares. Desde 1983 viaja pelo mundo convivendo e aprendendo com mestres de várias tradições culturais; mamulengo, bumba-meu-boi, ventríloquo, mágico, palhaço e camelô.

0 comentários:

Postar um comentário