domingo, 9 de janeiro de 2011

Ministra da Cultura fará visita ao Complexo do Alemão


Em sua primeira viagem oficial, ministra da Cultura conhecerá trabalhos culturais das comunidades

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o vice-governador e secretário de Obras do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e a secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, visitam na próxima segunda-feira (10), a partir das 10h, as comunidades do Complexo do Alemão, no Rio. Eles vão encontrar produtores e conhecer as atividades culturais desenvolvidas no local.
“Decidi ter como minha primeira agenda pública a visita ao Complexo do Alemão, pela importância simbólica e fundamental que a cultura tem no combate à violência”, diz a ministra Ana de Hollanda, que escolheu a comunidade pacificada como primeiro destino em viagem oficial. “Acompanhei de perto a guerra e a vitória contra o tráfico nessas comunidades do Rio de Janeiro. Foi uma vitória do cidadão junto com o Estado brasileiro, e a cultura tem uma função a cumprir nesse processo, de dar as ferramentas para que as comunidades possam ser autoras na transformação de sua realidade e na promoção de uma cultura de paz. A experiência dos Pontos de Cultura é fundamental, como a presença do Estado nesses territórios ao reconhecer e potencializar o trabalho dessas comunidades pela sedimentação da paz”.
O Complexo do Alemão possui dois Pontos de Cultura, Oca dos Curumins e Raízes em Movimento. Ainda este ano o Ministério da Cultura (MinC) e o governo do Estado do Rio devem anunciar convênios de repasse de R$ 180 mil em recursos para cada Ponto de Cultura, a serem pagos em parcelas anuais, durante três anos.
A visita tem início às 10h, no Raízes em Movimento. Às 10h45, Oca dos Curumins e, às 11h30, o Teleférico da Fazendinha.
No dia 28 de novembro do ano passado, as forças de segurança integradas por militares e policiais civis, militares e federais ocuparam o Complexo do Alemão, onde foi implantada uma unidade de polícia pacificadora.

Fonte: (Comunicação Social/MinC)

0 comentários:

Postar um comentário