segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Arca das Letras - Paraíba receberá 31 bibliotecas rurais

O programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário entregará mais 31 bibliotecas para comunidades rurais do estado da Paraíba, em caravana que ocorre de 14 a 18 de fevereiro. Em cada evento, moradores das comunidades serão capacitados e diplomados como agentes de leitura, ficando aptos para  administrar as bibliotecas, incentivar a leitura e ampliar os acervos com doações locais.
A primeira solenidade será na tarde do dia 14 (segunda-feria) no assentamento Baixo, no município de Riachão. No dia 15 (terça-feira) será a vez das comunidades de agricultura familiar, Riacho D'Água e Bela Rosa, do município de Pedras de Fogo, receberem as arcas. Neste município também serão reunidos os agentes de leitura de 21 comunidades que já receberam suas bibliotecas em 2008. A coordenadora nacional do Programa Arca das Letras e de ação cultural do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Cleide Soares, e a equipe da Emater e da Delegacia do MDA/PB vão discutir novas estratégias para incentivar a leitura e também vão entregar as gibitecas da Turma da Monica, do Maurício de Souza, para cada biblioteca, além de novos kits de trabalho dos agentes de leitura.
Na quarta -feira (16) a comunidade de agricultura familiar Cachoeira do Gama no município de Matinhas também receberá sua biblioteca rural. O evento que se estenderá até o dia 18 (sexta-feira) ainda vai contemplar as comunidades de agricultura familiar e assentamentos do INCRA no município de Salgado de São Felix e Gurinhém. Esses municípios fabricaram as arcas para atender mais comunidades rurais.
O MDA contou com a parceria do Ministério da Educação - FNDE para doação de parte dos livros e com a Delegacia Federal do MDA na Paraíba e a Emater para organização dos eventos.
As bibliotecas que serão entregues para as comunidades contam com um acervo de cerca de 200 livros dos mais variados gêneros, de literatura à dicionários, enciclopédias e manuais com assuntos de interesse das comunidades e as gibitecas.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário já entregou 324 bibliotecas para comunidades rurais na Paraíba e formou mais de 700 agentes de leitura que atuam voluntariamente para o incentivo à leitura e circulação dos livros no campo.
O programa Arca das Letras foi criado em 2003 e desde então já beneficiou mais de 8 mil comunidades de agricultura familiar, remanescentes de quilombos, assentamentos da reforma agrária, aldeias indígenas e  pescadores de mais de 3 mil municípios em todos os estados do Brasil, levando mais educação e cultura por meio da leitura.

PROGRAMAÇÃO 

14 de fevereiro de 2011 – segunda-feira – Riachão/PB
14h – Capacitação dos agentes de leitura do assentamento Baixio
16h – Solenidade de entrega de 1 bibliotecas Arca das Letras e diplomação dos agentes
Local: Assentamento Baixio - Riachão/PB

15 de fevereiro de 2011 – terça-feira – Pedras de Fogo/PB
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades Riacho d'Água e Bela Rosa
11h – Solenidade de entrega de 2 bibliotecas Arca das Letras e diplomação dos agentes
Local: Câmara Municipal de Pedras de Fogo

16 de fevereiro de 2011 – quarta-feira – Matinhas/PB
9h – Capacitação dos agentes de leitura da comunidade rural Cachoeira do Gama
10h30 – Solenidade de entrega de 1 biblioteca Arca das Letaras e diplomação dos agentes
Local: Comunidade Cachoeira do Gama - Matinhas/PB

17 de fevereiro de 2011 – quinta-feira – Salgado de São Felix/PB
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais do município
11h – Solenidade de entrega de 9 bibliotecas Arca das Letras e diplomação dos agentes
Local: Câmara Municipal de Salgado de São Felix

18 de fevereiro de 2011 – sexta-feira – Gurinhém/PB
9h – Capacitação dos agentes de leitura das comunidades rurais do município
11h – Solenidade de entrega de 19 bibliotecas Arca das Letras e diplomação dos agentes
Local: Câmara Municipal de Gurinhém 

0 comentários:

Postar um comentário