terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Grupo ‘Poder do verbo’ grava DVD nesta quarta-feira, no Teatro Santa Roza

O teatro Santa Roza será palco, nesta quarta-feira (9), às 19h, do show de gravação do DVD “Comunidade”, do grupo musical Poder do Verbo, fruto do projeto “Jovens Produzindo Cultura e Reescrevendo suas Histórias”, patrocinado pelo BNDES, BNB e Governo Federal.

O DVD será lançado em junho deste ano e incluirá videoclipe e documentário sobre os oito anos de história do grupo.

Formado por crianças e adolescentes da cidade de Lucena (PB), o Poder do Verbo é fruto da oficina de música da ONG Apôitchá, uma entidade sem fins lucrativos que há 10 anos atua na garantia dos direitos da criança e do adolescente. A ONG tem como missão promover o desenvolvimento inclusivo em comunidades vulneráveis, de modo sustentável e articulado em rede, por uma sociedade fraterna e justa.

No ano passado, o grupo fez shows nas cidades de Lucena, Campina Grande, Areia e Guarabira. Depois da gravação do show em João Pessoa, no Santa Roza, os meninos e meninas do Poder do Verbo ainda se apresentarão em Bayeux, Santa Rita e Cabedelo. O lançamento do DVD será em Lucena. O projeto também conta com apoio cultural do Governo do Estado da Paraíba, através da Funesc, e Central Única das Favelas (CUFA-PB).

Segundo o coordenador do Poder do Verbo, Abraão de Carvalho, “o significado da realização desta turnê para públicos diversos é poder mostrar a cultura nordestina pelos olhos dos meninos e meninas de Lucena em outros rincões da Paraíba. Além disso, Poder do Verbo no Theatro Santa Roza, assim como foi no Teatro Minerva (Areia) significa também levar o poder da voz, das idéias destes meninos e meninas para um espaço chamado teatro que ao qual eles e elas não têm acesso em sua cidade, assim como também suas famílias, a população da sua comunidade. Significa levar a comunidade ao teatro, democratizar a cultura. É mostrar que nossos jovens têm o que dizer através da música para divertir, refletir e encantar”.

A musicalidade do Poder do Verbo é marcada por uma produção própria de mistura de ritmos, onde o coco, a embolada e o samba se destacam. O rap e o funk, ritmos apreciados pelos jovens do Poder do Verbo, entram também nesta simbiose musical inspirada na nordestinidade.

O projeto também incluiu oficinas de composição, percussão, construção de instrumentos e gravação/edição de áudio como estímulo à formação e desenvolvimento profissional musical para jovens com ou sem deficiência, em Lucena.

Com informações da SECOM/PB

0 comentários:

Postar um comentário