terça-feira, 8 de março de 2011

Pra todas Marias

Ivaldo Gomes


        Pra todas as mulheres que já conheci na vida. A todas elas, meus sinceros agradecimentos. Disse uma vez num poema, transcrito abaixo, que tudo de bom que aprendi na vida foi com as elas. E é a mais pura verdade. É delas o sustento do mundo. É nelas que estão apoiados os alicerces do universo. Sem elas nem ele seria possível.

        Todo dia é dia de mulher. É dia de se construir a vida. E ela a faz de uma forma contagiantemente alegre. Eu amo as mulheres pelo que elas são. Simplesmente são. E sendo, nos leva para onde querem. Desde que a gente deixe. É delas todo o carinho do mundo. E nelas passa a ter sentido, principalmente quando viram mães.

        Mãe é um caso perdido. E existindo na essência de ser mulher, é de uma grandeza, de uma beleza, que precisa ser muito homem para poder perceber. Até o nosso lado feminino, é mais bonito que o nosso machismo afirmativo e muitas das vezes egoísta e autoritário. Ser homem é também ser complemento, parte, pedaço de um todo.

        Em toda mulher habita a bondade. Poço sem fundo de compreensão e cuidados. Sem elas o mundo fica horroroso. E sem seu sorriso, sua graça, seu cheiro, deixa tudo incompleto. No dia que se quer celebrar a mulher, eu me lembro de Maria. De todas as Marias na vida de todos nós. Que viva as mulheres! Que sejam felizes ao nosso lado. Que sejamos felizes ao lado delas.



Aprendi com elas

                              
                                                               Ivaldo Gomes


Tudo de bom

Nessa vida,

Aprendi com elas.

As mulheres.



Aprendi o sabor de

Um prato quente

De comida,

Com elas.



Aprendi o gosto

De gostar de alguém,

Com elas.



Tudo de bom

Na vida aprendi,

Com elas.



Com os homens

Aprendi a mentir,

Matar, roubar,

Enganar.



Foi com os homens

Que descobri a dor,

O rancor, a raiva,

A dissimulação.



Com elas aprendi

Sobre carinhos,

Cuidados, cafunés,

Beijos e abraços.



Tudo de bom que

Aprendi na vida,

Aprendi com elas.



Que Deus as abençoe.

Que Deus as proteja.

E que elas cuidem

Do mundo.



Pois o mundo será

Melhor cuidado,

Por elas.

0 comentários:

Postar um comentário