terça-feira, 19 de abril de 2011

Deputado propõe sessão especial para debater cultura na Paraíba

Lu Maia, Alice Monteiro e o deputado Edmilson Soares. Assembléia Legislativa da Paraíba vai encaminhar apoio à PEC da cultura.(Foto: Fábio Mozart)
O deputado Edmilson Soares declarou que pretende solicitar sessão especial na Assembléia Legislativa da Paraíba para debater os problemas da cultura. A declaração foi feita em audiência pública realizada ontem (18) no Mini-plenário Deputado Judivan Cabral, quando uma comissão de representantes de instituições culturais do Estado entregaram ao deputado Soares um documento solicitando Moção de Apoio à Proposta de Emenda Constitucional nº 150, a qual propõe destinação de recursos carimbados para a cultura no Brasil, como acontece na educação e na saúde.
Estiveram na audiência pública diversos representantes de Pontos de Cultura da Paraíba e Lu Maia, representado a Funesc, além de Alice Monteiro, da Secretaria de Cultura. Depois de prometer ampliar o debate na esfera política, o deputado Edmilson Soares afirmou estar solidário com os gestores culturais, diante da nova realidade no Ministério da Cultura cujo corte orçamentário prejudicou todos os projetos da área, principalmente os Pontos de Cultura.
Lu Maia afirmou que o governo da Presidenta Dilma vem decepcionando o movimento cultural e que é preciso lutar para garantir políticas públicas para o setor. “Nosso partido é a cultura”, declarou, depois de assinar a carta compromisso para os deputados paraibanos. A ativista cultural e representante da Secretaria de Cultura, Alice Monteiro, disse que é preciso garantir os avanços conquistados “a duras penas” nas conferências regionais de cultura, e que as mudanças recentes no Ministério da Cultura levaram a uma queda expressiva no orçamento 2011. O Fundo Nacional de Cultura, que permite incentivo direto, terá apenas R$ 326 milhões, contra R$ 2,2 bilhões em 2010.

0 comentários:

Postar um comentário