Difundir continuamente o cinema paraibano, mostrando sua diversidade de filmes, seja nos modelos de produção, seja nas temáticas das histórias contadas. Esse é o objetivo maior do Cinema Adentro, projeto realizado pela Associação Brasileira de Documentaristas - seção Paraíba (ABD-PB) que este ano leva oficinas e mostra de cinema paraibano para as cidades de Zabelê, São José de Piranhas, Mataraca e Nazarezinho.
Sobre o projeto
Promovido pela Associação Brasileira de Documentaristas – seção Paraíba e com patrocínio do Banco do Nordeste, O Cinema Adentro é formado por um grupo de cineastas e técnicos de João Pessoa que viaja promovendo oficinas de audiovisual e mostra de cinema paraibano para as cidades do estado com até 100 mil habitantes.
O objetivo do projeto é estimular a formação do olhar e o pensamento crítico das populações das cidades visitadas a partir do universo regional apresentado nos filmes, fomentando assim o conhecimento do patrimônio cultural imaterial paraibano.
Na edição anterior, em 2009, o Cinema Adentro passou pelas cidades de Soledade, Guarabira, Lucena e Catolé do Rocha. A mostra de cinema realizada percorria a trajetória do cinema paraibano nas últimas quatro décadas, começando pelo curta “Aruanda” (1960) até filmes mais recentes como “O meio do mundo” (2006). O público final do projeto naquele ano foi de mais de mil pessoas, nas quatro cidades em que passou.
Cinema Adentro 2011
Em 2011, O projeto passará pelas cidades de Zabelê, de 08 a 10 de abril, São José de Piranhas, de 22 a 24 de abril, Mataraca, de 06 a 08 de maio e Nazarezinho, de 20 a 22 de maio. Tanto a mostra de filmes quanto as oficinas são gratuitas. O Cinema Ddentro deste ano conta também com o importante apoio do SEBRAE, da Ascuza, do Cine Nazareth, e das prefeituras municipais de Zabelê, São José de Piranhas, Mataraca e Nazarezinho.
Em três dias de evento, serão realizadas duas oficinas: como criar e manter um cineclube na sua cidade, ministrada por Liuba de Medeiros, produtora, cineclubista e integrante da diretoria da ABD-PB e introdução à realização audiovisual, ministrada por Lúcio César, que já atuou em quase todas as áreas de realização audiovisual, como produção, som direto, fotografia, direção e edição e por Ely Marques, que atua como realizador e editor de filmes como também faz parte da diretoria da ABD-PB. Ambas as oficinas tem duração de 8 horas por dia e tem o objetivo de estimular a expectação, realização e o gosto pelo audiovisual.
A mostra de cinema paraibano é realizada na noite dos três dias. Para este ano, a curadoria realizada pelo cineasta Bruno de Sales tem como objetivo mostrar a pluralidade do cinema produzido atualmente na Paraíba. O barateamento das tecnologias de captação e finalização de filme fez com que as produções feitas no estado triplicassem de cinco anos pra cá, tendo como resultado filmes bastante diversos – seja nos seus modelos de produção, seja nas suas histórias ou personagens. Bruno de Sales dividiu a mostra em três blocos temáticos: 1- cine-biografias curtas, 2- filmes que dialogam com outras cinematografias, 3- filmes de conteúdo fantástico, que extrapolam as fronteiras paraibanas de tempo e espaço. Com isso, a equipe do projeto visa que o público tenha uma visão abrangente do cinema feito hoje na Paraíba.
ABD-PB
A ABD-PB é uma instituição sem fins lucrativos que tem como principal objetivo estimular o Audiovisual na Paraíba com atenção especial ao Curta-Metragem e ao Documentário nos mais variados suportes e formatos, atuando em três linhas centrais de ação relativas ao audiovisual: Apoio à Difusão; Apoio à Formação e Apoio à Realização Independente.
MAIS INFORMAÇÕES:
Jorge Maquieira – Diretor de Cultura - São José de Piranhas - PB
(83) 9155-8767 / 3552-1062
Inara Rosas – assessoria de comunicação
(83) 8807-1846/ 9953-3595 inararosas@gmail.com
Da redação com Assessoria
0 comentários:
Postar um comentário