quarta-feira, 6 de abril de 2011

PAIXÃO EM ITU: FÉ, TRADIÇÃO E CULTURA

Promovidas pela PróTur, Museu de Música-Itu e Instituto Cultural Itu e Secretaria Municipal de Cultura, atividades incluem Ofício de Trevas, além do Itu Roteiros Igrejas

Coral Vozes de Itu durante apresentação na Igreja do Carmo
Em 2011, por meio de parceria estabelecida com o Museu de Música-Itu, a Secretaria Municipal de Cultura e o Instituto Cultural, a PróTur – Associação Pró-desenvolvimento do Turismo da Estância Turística de Itu –, lança o programa “Paixão em Itu: fé, tradição e cultura”, integrado por uma série de atividades realizadas durante todos os finais de semana de abril, no período da Quaresma.
As ações, que tiveram início neste sábado, dia 2/4, com o “Canto da Paixão”, seguem por todo mês, incluindo as realizações do concerto musical “A Paixão segundo Itu”, do tradicional “Ofício de Trevas”, da “Procissão dos Passos” e do “Sermão das Sete Palavras”, além do Roteiro Itu Igrejas.
Conhecida como a Roma Brasileira, Itu possui mais de 50 templos, parte deles bicentenários. Para evidenciar o espírito de devoção e fé que impulsionou, ao longo do tempo, a criação deste patrimônio, a PróTur criou o Itu Roteiros Igrejas, que contempla visita guiada por profissional qualificado e capacitado, a diversas igrejas de diferentes ordens e épocas que, durante a quaresma, conta com a participação de atores e cantores locais, que permitem o turista participar de celebrações religiosas, realizadas há mais de 200 anos na cidade. “Itu destaca-se entre as cidades paulistas por ser a única a preservar certas cerimônias da Quaresma, em especial a Semana Santa e a manter vivo um repertório colonial e imperial de música sacra para a ocasião”, diz Hélio Tomba Jr., presidente da PróTur .

O concerto “A Paixão Segundo Itu” será realizado no dia 9 de abril, sábado, às 20h, na Igreja Nossa Senhora do Carmo.  O repertório é formado por músicas sacras ituanas, de compositores renomados como Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra, Elias Álvares Lobo, Tristão Mariano da Costa, José Mariano da Costa Lobo e contém obras inéditas.
Na noite de 16 de abril, os visitantes poderão conferir o tradicional “Ofício de Trevas”, que ocorrerá também na Igreja Nossa Senhora do Carmo. A apresentação conta com a participação da Orquestra Maestro Tristão Mariano, o Coral de Vozes de Itu, e de solistas convidados.
O espetáculo apresenta canto gregoriano, por membros da Congregação Mariana, Cantochão, pelas cantoras da Ordem Terceira de N. Sra. do Carmo, além do repertório “Matinas de Quarta-feira Santa” (1876) de Tristão Mariano da Costa e Canto Gregoriano medieval, que costumava ser executado na Igreja Matriz N. Sra. Candelária durante a Quaresma nos séculos XIX.  Durante o Ofício, também haverá a participação do Prior do Convento do Carmo de Itu.
No domingo, 17 de abril, a partir das 19h, a Procissão de Passos percorrerá as ruas do Centro Histórico de Itu, com saída da Igreja Nossa Senhora do Carmo.  Além do Coral Vozes de Itu e o Conjunto de Câmara, participará também a Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo, além dos fiéis que acompanham todos os anos a procissão.
O repertório é formado por música sacra ituana – Motes para a Procissão de Passos (1881), de José Mariano da Costa Lobo, e Canto da Verônica, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, executadas na Igreja de N. Sra. do Carmo durante o período que antecede à Páscoas, nos séculos XIX e XX.  Durante o trajeto pelas ruas centrais da cidade, são levadas imagens barrocas do século XVIII e sete altares são armados em casas de famílias para receber a cerimônia.
Para encerrar a programação do mês, no dia 22, sexta-feira Santa, a partir das 10h tem início, na Igreja do Carmo, o “Sermão das Sete Palavras”, que contará com a participação do Madrigal Museu da Música-Itu.

Itu Roteiros Igrejas
Abrange mais de 50 tempos de diferentes ordens e épocas, localizados entre as zonas rurais e urbanas e que, por meio de sua arquitetura, ornamentos e beleza cênica, revelam parte da história. São dois programas iguais, realizados diariamente das 9h às 12h30 u das 14h às 17h30, para grupos de 20 pessoas, ao preço individual de R$ 35,80 e que começam com visita à Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, seguindo para Nossa Senhora do Carmo, Igreja Matriz – Nossa Senhora Candelária, Igreja do Bom Jesus e finalizando no Cruzeiro São Francisco.

Serviço – Paixão em Itu: fé, tradição e cultura
Sábado, 9/4, 20h: Igreja do Carmo / Concerto A Paixão Segundo Itu
Sábado, 16/4, 19h30: Igreja do Carmo / Cerimônia Ofício das Trevas
Domingo, 17/4, 19h: Igreja do Carmo / Procissão de Passos
Sexta-feira, 22/4, 10h: Igreja do Carmo / Sermão das Sete Palavras
Com informações de Raquel Caprara (VOICE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL)

0 comentários:

Postar um comentário