quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vale a pena ver:: Encerramento da Exposição "Tribos Indígenas do Carnaval"na FUNESC‏

A exposição “AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS TRIBOS INDÍGENAS” será encerrada no próximo sábado dia 30 de Abril a partir das 15h, fechando as atividades na Funesc relacionadas ao mês do índio na. Na oportunidade estarão presentes Mestres e organizadores das Tribos, além de pesquisadores da Cultura Popular, e é aberto ao público em geral.
Durante todo o período de exposição o público pôde interagir com os “capacetes” (grandes cocás) simulando o personagem “espião” presente neste folguedo de característica ameríndia, presente na região Nordeste do Brasil, e que aqui na Paraíba tem características próprias na dança, nas indumentárias e em sua música.
SOBRE AS AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS TRIBOS INDÍGENAS
Atualmente existem 11 Tribos Indígenas que desfilam no Carnaval de João Pessoa, são elas: Pele Vermelha, Tupinambá, Tabajara, Ubirajara, Tupi Guarani, Papo Amarelo, Flecha Negra, Guanabara, Xavantes, Tupi Guanabra e Africanos. Além destas, existe ainda a Tribo Potiguara, do município de Bayeux.
As Tribos Indígenas do Carnaval são expressões significativas para compreensão da identidade cultural da capital paraibana, algumas muito antigas como a Tribo Tupinambá fundada em 1936, e a Tribo Africanos que tem mais de 90 anos de existência. Manifestações como estas merecem ser mais divulgadas e conhecidas pela população em geral, enquanto símbolo da cultura popular de João Pessoa.
REALIZAÇÃO
A exposição “AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS TRIBOS INDÍGENAS” é uma ação da Funesc, através de seu Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira, em parceria com as Agremiações Carnavalescas Tribos Indígenas da Grande João Pessoa.
SERVIÇO: Exposição "Agremiações Carnavalescas Tribos Indígenas"
Encontro de encerramento: 30 de Abril de 2011.
Local: Praça do Povo do Espaço Cultural.
Horário: A partir das 15h.
Mais informações:
3211-6277 – Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira
8808-7360 – José Reinaldo (Coordenador do Centro)
Da redação com Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário