quinta-feira, 12 de maio de 2011

Funesc lança edital para participação de artistas no “Festival Zé Lins Encenado”

O Festival será realizado no teatro de arena da FUNESC (foto) em João Pessoa
A Fundação Espaço Cultural lançou edital para seleção de artistas das artes cênicas para participação no “Festival Zé Lins Encenado”. O evento faz parte da Semana Cultural José Lins do Rego, que acontece no período de 31 deste mês a 4 de junho, em comemoração aos 110 anos de nascimento do escritor paraibano autor de “Menino de Engenho”, clássico da literatura brasileira.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 25 deste mês, junto à coordenação de artes cênicas da Funesc.
Artistas ou grupos interessados em participar do festival devem encaminhar propostas através de Correios, por e-mail ou pessoalmente. As inscrições por e-mail deverão anexar o formulário com todos os campos devidamente preenchidos. O download do edital com a ficha de inscrição está disponível no site http://www.funesc.com.br/cultura.
O edital tem o objetivo de convocar artistas das artes cênicas, individuais ou grupos. Serão aceitas propostas para apresentações de esquetes, performances ou qualquer natureza de interpretação cênica individual ou em grupo.
As encenações devem ter relação com o escritor José Lins do Rego, seja a partir de sua obra, curiosidades, biografia ou criação temática livre. Por se tratar de um evento comemorativo, não serão selecionadas propostas cuja concepção possa denegrir a imagem ou memória do homenageado.
De acordo com o edital, as performances terão um tempo mínimo de cinco minutos e máximo de 10 minutos de duração, prevendo inclusive a praticidade para troca, entrada e saída de cenários ou qualquer elemento técnico e cênico, de modo a não provocar atraso na atração seguinte.
Serão selecionadas até 30 propostas de encenação entre as inscrições efetuadas, as quais se apresentarão em três eliminatórias diárias, sendo 10 para cada data, dentro do período de realização da Semana Cultural José Lins do Rego.
Eliminatórias
As eliminatórias acontecerão no período de 31 deste mês a 2 junho, a partir das 20h, no Teatro de Arena da Funesc. O local das apresentações disporá de tablado medindo aproximadamente 8m x 6m, com serviços de camarim, luz e som básicos para atender às necessidades do evento.
A solenidade de premiação acontecerá no dia 4 de junho, às 19h, entre as atividades de encerramento da Semana Cultural José Lins do Rego. Serão premiadas três apresentações entre as 30 concorrentes, sem distinção de colocação, recebendo igualitariamente prêmios no valor de R$ 1.000 cada.
Programação geral
A programação geral da Semana Cultural será composta de debates sobre o homenageado, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, exposições, cinema, oficinas e palestras, além da participação de atores ou grupos de artes cênicas dentro do “Festival Zé Lins Encenado”.
As atividades acontecerão nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, bem como em unidade externa de ensino público.
Serviço
Edital para seleção de artistas para o Festival Zé Lins Encenado
Inscrições: até 25 de maio
Inscrições presenciais: DDAC – Coordenação de Artes Cênicas da Funesc
Inscrições via postal: endereço: Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Cep: 58.042-100 – João Pessoa – PB // att: DDAC – Coordenação de Artes Cênicas
Inscrições por e-mail: zelins.encenado@funesc.pb.gov.br
Preço: Gratuito
Edital: http://www.funesc.com.br/cultura
Informações: (83) 3211-6224 // 3211-6225
Eliminatórias: de 31 de maio a 2 de junho
Final: 4 de junho
Premiação: R$ 1.000 para os três melhores trabalhos

0 comentários:

Postar um comentário