terça-feira, 7 de junho de 2011

Anunciados vencedores da 'Semana Zé Lins', na Funesc

As obras “Negras Memórias de Bangüê”, de Stênio Soares, “Com Zé Lins não há quem possa: um curta metragem”, de Astier Basílio, e “Um Momento com Lula de Holanda”, de Fernando Teixeira, foram as três vencedoras do Festival Zé Lins Encenado. A premiação aconteceu no último sábado (4), no Teatro de Arena da Fundação Espaço Cultural (Funesc), durante encerramento da Semana Cultural que homenageia o escritor paraibano.
As encenações apresentadas tinham relação com o escritor José Lins do Rêgo, autor de “Fogo Morto” e “Menino de Engenho”, seja a partir de sua obra, curiosidades, biografia ou criação temática livre. Os vencedores receberão um prêmio no valor de R$ 1.000 cada, sem distinção de classificação.
Durante cinco noites, foram apresentados quase 30 trabalhos individuais e em grupos. O festival foi realizado com o objetivo de incentivar a produção cênica local a partir da obra do escritor José Lins do Rego no momento em que a Fundação Espaço Cultural celebrou os 110 anos de seu patrono.
Os vencedores:
Negras Memórias de Banguê (Stênio Soares)
Integrantes:
Intérprete: Stênio Soares
Encenação: Stênio Soares e Flávio Lira
Música/percussão: Igor Gabriel.
Iluminação: Flávio Lira
Sinopse: A encenação é o resultado de um estudo dramatúrgico e cênico do romance Banguê, de José Lins do Rego destacando duas ambigüidades marcantes na obra: a relação entre tradição coronelista x modernidade, e a relação étnico-racial na zona ruralista.
Com Zé Lins não há quem possa: um curta metragem (Astier Basílio)
Integrantes:
Dramaturgo: Astier Basílio
Elenco: Suzy Lopes, Nika Barros, Flávio Lira, Sávio Farias, Jorge Félix.
Operador de luz: Igor Gabriel
Operador de som: Dinho Araujo
Sinopse: Com o objetivo de apresentar, em uma mesma cena, aspetos da vida e da obra do escritor José Lins do Rego, o grupo construiu uma situação em que uma equipe de documentaristas visita a escritora Rachel de Queiroz, amiga do romancista paraibano.
Um momento com Lula de Holanda (Fernando Teixeira)
Integrantes:
Proponente: Fernando Teixeira
Sinopse: A performance retrata um dos personagens do romance Fogo Morto de José Lins do Rego. Divagação de Lula de Holanda sobre sua filha Neném.
 por Augusto Magalhães, com assessoria da Funesc
Fonte: www.portalcorreio.com.br 

0 comentários:

Postar um comentário