terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto Fogueiras da Cultura será lançado nesta quarta-feira

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lança nesta quarta-feira (15), no município de Catolé do Rocha, a primeira edição do projeto Fogueiras da Cultura. Durante todo o mês de junho, o evento itinerante percorrerá 12 municípios com a exibição de artistas e grupos da cultura tradicional paraibana.
A expectativa da Secult é que aproximadamente 25 mil pessoas sejam beneficiadas com as apresentações de 29 artistas. O projeto terá um caminhão-palco, equipado com estrutura de som e luz, instalado nas praças e ruas das cidades visitadas, com exibição gratuita de grupos de forró pé de serra, ciranda, coco de roda, pífano e embolada.
Segundo o secretário da Cultura, Chico César, o objetivo do projeto Fogueiras da Cultura é democratizar o acesso à produção da arte com identidade paraibana. “A arte produzida pelo povo é carregada de valores simbólicos e costumes da nossa identidade, mas habitualmente não é pautada pela indústria da cultura e a mídia comercial”, afirma. “Por isso entendemos a necessidade da intervenção do Estado na promoção e visibilidade dessa arte e de seus artistas”, destaca o secretário.
O projeto Fogueiras da Cultura é executado de acordo com as políticas de interiorização das ações culturais e democratização do acesso à cultura, definidas como prioridades da gestão de cultura do Estado. “Esta é mais uma ferramenta de afirmação da identidade paraibana. Estamos promovendo a cidadania e empoderando o movimento cultural do Estado”, acrescentou o secretário.
Parcerias – A curadoria do projeto considerou os trabalhos focados nos costumes, valores e tradições populares paraibanas, sendo realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, responsável pela contratação dos grupos, e a Associação Balaio Nordeste, que auxiliou na logística e produção do evento.
Programação:
15 de junho – Catolé do Rocha – Praça José Sérgio Maia – 19h
- Chico Ribeiro e Os Cabras de Mateus
- Flor de Caroá
- Assis Rosa e Trio Catolé
16 de junho – Patos – Praça da Igreja de São Sebastião – 19h
- Aécio Flávio
- Trio Tamanduá
- Derréis
18 de junho – Cajazeiras – Avenida Presidente João Pessoa – 19h
- Tico do Banjo
- Trio Jeito Nordestino
- Chico Amaro
19 de junho – Itaporanga – Avenida Getúlio Vargas – 19h
- Forró da Lamparina
- Edmilson e Sua Gente
- Dodô e seu Regional
20 de junho – Sousa – Largo do Centro Cultural BNB – 19h
- Congos de Pombal
- Neném de Monteiro e Forró Xote
- Irmãos Vieira
21 de junho – Princesa Isabel – Praça de Eventos – 19h
- Alexandre Pé de serra
- Forró Encabulado
- Pife Perfumado
22 de junho – Monteiro – Praça João Pessoa – 19h
- Sandra Belê
- Osmando Silva
- Pife Perfumado

26 de junho – Campina Grande – Salão do Artesanato Paraibano – 19h
- Benedito do Rojão
- Zelita Calixto e seu Regional
- Sandra Belê

27 de junho – Itabaiana – Praça Epitácio Pessoa – 19h
- Beto Brito
- Alexandre Pé de serra
- Flor de Caroá
28 de junho – Cuité – Arraial da Serra – 19h
- Os Três do Norte
- Amantes do Forró
- Beto Brito
29 de junho – Alagoa Grande – Praça Jackson do Pandeiro – 19h
- Banda de Pífanos de Caiana dos Crioulos
- Forró Encabulado
- Os Três do Norte
30 de junho – Cabedelo – Fortaleza de Santa Catarina – 19h
- Orquestra Sanfônica
- Ripa na Chulipa
- Dona Teca do Coco de Roda do Mestre Benedito

1 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Manuel Batista e demais "blogueiros" esse é um projeto bastante interessante, porém guarda em seu borjo, mais uma vez, a valorização dos "grandes", dos que já teem! Por que será que o "Fogueiras da Cultura" não selecionou os menores municipios do Estado, tais como: Caldas Brandão, Capim, Sobrado, Riachão do Poço, para citar só os que estão perto de nós? Patos, Cajazeiras, Monteiro, Sousa, Campina Grande são municipios privegiados, historicamente, com eventos de grande monta, tanto no período Junino quanto em outros festeijos tradicionais. Ficando o povo dos municipios menos populosos à margem do direito de curtir e vevenciar atrações do quilate das que estão na Programação do Projeto, mencionadas.
"Aos que teem, tudo! Aos que nada teem, até o pouco que tem lhes será tirado"! Dito a mais de 2.000 anos, porém se aplicar, apropriadamente, nos dias atuais, e em todas a dimensões!
Só para reflexão!

Atenciosamente,

Severino Ramos

Postar um comentário