sexta-feira, 8 de julho de 2011

Luiz Gonzaga

Museu da Imagem e do Som do Ceará abriu dia 07 mostra em homenagem ao artista
O Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS), localizado em Fortaleza, abriu, dia 07, a exposição A Versatilidade de Luiz Gonzaga. A exposição é uma homenagem antecipada ao centenário do mestre da sanfona, que será celebrado em 2012, e um dos maiores ícones da cultura brasileira Luiz Gonzaga.
O evento, que ficará em cartaz durante todo o mês de julho, apresentará várias facetas do artista desconhecidas do grande público. De acordo com o diretor do MIS, Nirez de Azevedo, o visitante terá a oportunidade de conhecer o Luiz Gonzaga carnavalesco, o Luiz Gonzaga chorão, Gonzagão tocando valsa, e outros. “O Luiz Gonzaga foi um artista quase completo, mas só conhecem o forrozeiro e o criador do baião”, afirma Azevedo, historiador e pesquisador da vida do artista.
De acordo com ele, a mostra traz toda a versatilidade do artista, desde a roupa estilizada de cangaceiro, até os instrumentos utilizados no forró e no baião, além de aparelhos de rádio da época, livros, jornais e discos de cera e de vinil (LPs). Ainda segundo o diretor, a curadoria foi coletiva e reúne peças do MIS, de seu próprio arquivo pessoal e de coleção dos funcionários.
Durante a programação de abertura haverá uma apresentação do grupo musical Vozes da Cera, o lançamento do cordel Assim Cantou Gonzagão, de Paulo de Tarso, além de uma palestra com o historiador Nirez de Azevedo sobre o tema da exposição.
Azevedo fará palestras semanais sobre as diversas faces de Luiz Gonzaga, como as marchinhas carnavalescas e folclóricas que compunha e interpretava. “Nós queremos criar nas pessoas a consciência de que o Gonzagão não foi só um sanfoneiro, e sim um homem inteiramente eclético”, informa o historiador. Segundo ele, há ainda muito o que ser conhecido a respeito da vida do músico. Um dos exemplos são as valsas e os choros que o músico entoava na sanfona logo que chegou ao Rio de Janeiro.
(Texto: Sonara Capaverde, Ascom/Secult/CE)
(Foto: Chico Albuquerque)
Fonte: www.cultura.gov.b

0 comentários:

Postar um comentário