sábado, 9 de julho de 2011

Palco Giratório Traz “ NO PIREX” à Paraíba


 A segunda etapa do Projeto Palco Giratório versão 2011 traz a Paraíba o espetáculo “NO PIREX”, montado pela Companhia Armatrux, vinda de Belo Horizonte (MG) através do projeto nacional de circulação das artes cênicas desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio. As apresentações estão confirmadas para João Pessoa e Campina Grande, respectivamente nos dias 27/07 e 30/07, a partir das 20 horas, tendo como locais o Teatro Santa Roza, na capital e Teatro do Sesc Centro, na “Rainha da Borborema”.
No caso das apresentações em João Pessoa os ingressos serão trocados por 2kg de alimentos não perecíveis. A temporada do grupo mineiro incluirá ainda oficinas sobre “O Ator, o Objeto e a Cena” ministrados por integrantes do grupo nos dias: 26/07 em João Pessoa e 29/07 em Campina Grande.
A atração local também está confirmada, trata-se do espetáculo “No Dia em que a Morte Bateu das Botas”, encenado pela Companhia Oxente, no dia 26/07, no Santa Roza, às 20 horas, com entrada franqueada ao público interessado.

NO PIREX

 Boquélia, a dona da casa, Bencrófilo, o garçom jovem, Bonita, a cozinheira, Ubaldo, o garçom velho, e Alcebíades, o velho, são personagens que, em volta de uma mesa, dão vida a essa história que mais parece um pesadelo cômico. Ou um jantar surrealista? Uma festa macabra? Uma versão gótica do Mad Party do país das maravilhas? Tudo isso ou nada disso: a piração No Pirex é aberta a múltiplas leituras do público.

Direção Eid Ribeiro/ Assistentes de direção Raquel Pedras e Paula Manata/ Dramaturgia Eid Ribeiro e Grupo Armatrux/ Elenco Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras e Tina Dias/ Cenário e figurino Eduardo Félix/ Trilha sonora Eid Ribeiro/ Desing de luz Bruno Magalhães e Bruno Cerezolli/ Produção Executiva Simone Rosa/ Técnico de som André Dulci/ Supervisor técnico de montagem José Geraldo Rosa/ Fotografia Bruno Magalhães/ Agência Nitro.

 OFICINA: O ATOR, O OBJETO E A CENA

 A oficina pretende abordar elementos do processo criativo, exercícios físicos, jogos teatrais, jogos de percepção, estudo das relações cênicas entre ação e objeto e a técnica de improvisação. A oficina tem como objetivo estabelecer uma reflexão sobre o caminho de construção do espetáculo No Pirex.

 HISTÓRIA DE ÊXITOS

 O ARMATRUX surgiu em 1991, e em seus 20 anos de trajetória foram criados 17 espetáculos, dois vídeos, três curtas metragens e uma exposição interativa com todas as obras do grupo, além de várias oficinas relacionadas a bonecos , atuação e técnica em montagem cênica. Há seis anos o ARMATRUX desenvolve pesquisa na área de atuação e dramaturgia, sob direção de Eid Ribeiro. Nesse período surgiu como primeiro resultado o espetáculo De banda pra lua, vencedor dos prêmios Dramaturgia Infanto-Juvenil de Minas Gerais (2005), Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz (2006), I e II Prêmios Cena Minas (2007 e 2008), além de ter sido indicado para 11 categorias no Prêmio Simpar-Usiminas (2008), e três categorias no Prêmio SESC-Sated (2008). O segundo resultado é No Pirex (2009) , espetáculo para o público adulto, que recebeu o prêmio Simpar-Usiminas para as categorias de Melhor Direção e Melhor Iluminação em 2010.

O SESC Centro João Pessoa fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior n° 291/Centro, fone: (83) 3208-3158. Já o SESC Centro Campina Grande está situado à Rua Giló Guedes n° 650/ Santo Antônio, fone: (83) 3341-5800.

0 comentários:

Postar um comentário