terça-feira, 26 de julho de 2011

Projeto leva fotografias e oficina para Bananeiras

Durante quatro dias, os moradores do município de Bananeiras, no Brejo paraibano, receberão as atividades da edição 2011do projeto Grãos de Prata – Memória Fotográfica, que incluem exposições e oficinas. O evento acontece desta segunda-feira (25) até quinta (28) e as inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Educação.
 O objetivo do projeto, que é realizado através do Programa BNB de Cultura, em parceria com o BNDES, é capacitar moradores de municípios do brejo e da zona da mata paraibana e pernambucana – com população inferior a 100 mil habitantes – para atuar no mercado da fotografia documental e autoral. No último mês de maio, o projeto Grãos de Prata capacitou moradores das cidades de Itambé (PE) e Pedras de Fogo (PB).
 A exposição “Mel do Sal”, do fotógrafo e coordenador geral do projeto, Gustavo Moura, faz uma análise sobre o ciclo da cana de açúcar nas microrregiões Brejo e Zona da Mata e poderá ser conferida no Espaço Cultural Oscar de Castro até o dia 3 de agosto. No mesmo local, serão oferecidas duas oficinas para as pessoas que se interessam por fotografia. A de Iniciação à Fotografia Documental é ministrada pelo fotógrafo e coordenador geral do projeto, Gustavo Moura, e a de Tratamento de Imagens com Adobe Photoshop (Laboratório Digital), por Wênio Pinheiro.
 A Mostra Fotográfica dos Alunos reúne os trabalhos realizados em sala de aula e fica aberta à visitação pública também no Espaço Cultural Oscar de Castro durante quatro dias. Em seguida, as fotografias dos 15 participantes, que abordam a realidade local, serão entregues à Prefeitura, que fará mostras itinerantes em escolas, associações e distritos. 
 Na próxima sexta-feira (29) o projeto Grãos de Prata vai à cidade de Serraria, também no Brejo paraibano. As mesmas atividades serão desenvolvidas na cidade até 1º de agosto e as inscrições para as oficinas estão abertas na Secretaria de Educação de Serraria. 
 Na opinião de Gustavo Moura, tem se tornado urgente uma maior reflexão e qualificação sobre a importância da prática da fotografia, que se encontra num momento de grande acessibilidade em virtude da popularização das câmeras digitais. “É nesse sentido que a segunda edição do projeto Grãos de Prata – Memória Fotográfica vem dar continuidade no incentivo à produção da fotografia documental”.
 O coordenador geral do projeto explica que a ideia é proporcionar ao participante um olhar mais atento sobre a memória do seu lugar e, consequentemente, um melhor entendimento sobre as mudanças culturais decorrentes do fenômeno da globalização.
 A primeira edição do projeto “Grãos de Prata – Memória Fotográfica” foi realizada em 2009 nos municípios de Boqueirão, Coremas e Pombal, com fotografias abordando a preservação do meio ambiente e o patrimônio histórico. Neste segundo ano, com a Exposição Fotográfica “Mel do Sal”, o projeto faz uma análise sobre o ciclo da cana de açúcar em duas microrregiões: Brejo Paraibano e Zona da Mata (Paraíba/Pernambuco). 

0 comentários:

Postar um comentário