terça-feira, 16 de agosto de 2011

Documentário paraibano reúne depoimentos de mães que perderam seus filhos, vítimas de violência

Aryane Thais foi encontrada morta às margens da BR-230 em 2010
Por Nossos Filhos é um vídeo documentário que apresenta depoimentos de mães paraibanas que perderam seus filhos para a violência. A produção independente conta algumas histórias do primeiro grupo organizado de vítimas da violência na capital e foi realizada por alunos de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O lançamento acontecerá na sexta (19), às 18h30, na sala Sérgio Bernardes do Hotel Tambaú, em João Pessoa.
Durante 33 minutos, o telespectador poderá perceber uma trajetória de luta que vai muito além de superar a dor da perda. São casos conhecidos pela sociedade paraibana como o de Aryane Thais, o acidente da familia Ramalho, o do gerente bancário Everton Belmont, entre outros ocorridos em nosso Estado.
Sete mães falam sobre as mudanças na vida em decorrência da perda, a relação com a justiça e principalmente sobre a luta em busca de justiça e paz que deram origem ao grupo Mães na Dor.
Hipernestre Carneiro, mãe de Aryane Thais – jovem encontrada morta às margens da BR-230 em 2010 – foi uma das fundadoras do grupo e conta um pouco da sua história no documentário.
“Eu e outras mães, estivemos reunidas com os alunos da UFPB que nos perguntaram sobre a possibilidade de fazer o documentário.
Achamos uma excelente idéia, primeiro por reforçar o nosso clamor contra a impunidade, e segundo para documentar este momento histórico que vivemos porque temos a certeza que o nosso grito chegará mais longe”, comenta.
Inicialmente, o trabalho que foi apresentado em julho para a conclusão do curso de Comunicação Social dos alunos Flaviano Carvalho e Helton Nóbrega, tomou outras proporções pelo forte apelo social e os recente casos de violência noticiados pela mídia.
Uma parceria considerada bem sucedida, já que os jovens cineastas reformularam o discurso e a estética que expõe principalmente a força dessas mulheres e da mobilização popular.
“Acompanhávamos os casos pela imprensa e sempre discutíamos a possibilidade de realizar uma produção que fosse além do âmbito acadêmico. Queríamos que o trabalho trouxesse benefícios e o apelo social nos pareceu bastante interessante. Existe uma identificação das pessoas com os casos e a imagem dessas mães precisa ser revista”, comentou Flaviano.
O evento de lançamento contará com a participação de movimentos nacionais de luta contra a violência e a impunidade. O convite é para toda sociedade e a entrada é gratuita.

0 comentários:

Postar um comentário