quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Editais Funarte/Petrobras

Premiações abrangem projetos de artes na rua, estímulo ao circo e artes visuais
O Ministério da Cultura, por intermédio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Petrobras, publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 15 de agosto (Seção 3, páginas 13 a 16), três editais de seleção pública, cujas inscrições estarão abertas a partir desta terça-feira (16), até 29 de setembro.
O primeiro deles, o Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (Circo, dança e teatro) promoverá, mediante seleção, a concessão de prêmios que tenham como objetivo o apoio parcial ou integral a grupos, companhias ou artistas, por meio de recursos que viabilizem a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades.
Podem participar do prêmio pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.  Cada proponente poderá concorrer com um projeto e em apenas um dos módulos do edital, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas e também associações que abriguem diversos grupos ou companhias.
Confira aqui o edital.
Estímulo ao Circo
O Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo 2011 tem como objetivo promover, por meio de seleção, a concessão de prêmios de apoio, parcial ou integral, a circos, companhias, empresas, trupes ou grupos circenses, por meio de recursos que viabilizem projetos nas diversas regiões do país e ainda premiar artistas circenses pela contribuição ao desenvolvimento e divulgação dessa arte.
O programa terá sete módulos: Circo Itinerante, Artista Independente (solo ou dupla), Trupes e Grupos, Formação, Pesquisa, Mérito Artístico e Eventos. Para os dois últimos módulos dessa premiação, podem participar somente pessoas jurídicas.
Confira aqui o edital
Artes Visuais
A 8ª Edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais promoverá o intercâmbio interregional por meio de um conjunto amplo de atividades e experimentações ligadas às artes visuais como oficinas artísticas, workshops, oficinas de qualificação, palestras, performances, audiovisual, instalações, novas mídias, seminários, intervenções, exposições, atividades pedagógicas e pesquisas de linguagem.
Este ano, serão selecionados 45 projetos em todo o país. Cada um dos contemplados receberá prêmio no valor de R$ 30 mil. O programa visa fomentar a reflexão e o debate sobre as artes visuais, desenvolver instrumentos de capacitação para artistas e técnicos do setor, promover a circulação dos profissionais da área e de seu conhecimento por todo o país e estimular a formação de público. Estão habilitadas a participar deste edital pessoas físicas e pessoas jurídicas atuantes na área das artes visuais.
Veja aqui o edital
Mais informações na página da Funarte

0 comentários:

Postar um comentário