terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Alma do Nordeste Cantada em Prosa e Verso

São José do Egito sedia finalíssima do Festival "I Grande Desafio de Cantadores do Pajeú das flores" e reúne os maiores nomes da poesia popular e do repente.

A cidade de São José do Egito, localizada no Sertão do Pajeú, no vizinho estado de Pernambuco, sediará nesta terça-feira, 6 de setembro, a partir das 20:00h a etapa final do I Grande Desafio de Cantadores do Pajeú das flores , reunindo os maiores nomes do repente do Nordeste na atualidade. A produção dos motes e apresentação do festival ficará a cargo do poeta Felizardo Moura.

Os poetas João Paraibano e Edimilson Ferreira; Valdir Teles e Sebastião da Silva; João Lourenço e Rogério Menezes; Hipólito Moura e Jonas Bezerra; Afonso Pequeno e Diomedes Mariano e Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, foram classificados nas etapas eliminatórias realizadas nas cidades de Afogados da Ingazeira-PE (21/08) e Tabira-PE (28/08).

Segundo o pesquisador, poeta e compositor Meca Moreno, foi na região da Serra do Teixeira, estado da Paraíba, que se avizinha à região conhecida como Sertão do Pajeú, estado de Pernambuco, no inicio do século XIX que, no Brasil ressurgiu a poesia do povo, com um tom genuinamente nordestino. Ninho e laboratório das maiores invencionices poéticas do planeta. Um verdadeiro desmantelo.

“Se juntarmos a região da Serra do Teixeira à do Pajeú e ainda somarmos a elas o Cariri Ocidental paraibano e o Sertão do Moxotó, do lado de Pernambuco e retirarmos a linha divisória dos estados, formando uma só região, não há no mundo inteiro, nada que consiga superar o caldeirão poético-musical em eterna ebulição por aquelas bandas.” Observa Meca.

“São tantos os poetas e tantas as histórias que não existe enciclopédia, nem mesmo computador capaz de registrar tudo quanto acontece. Ainda mais quando se junta com a outra metade inventada pelas mentes prodigiosas de um povo que cria e recria com uma facilidade imensa, numa velocidade espetacular e inexplicável, como inexplicável é a concentração de poetas que ali nascem ou que convergem para aquela parte da terra.” Finalizou Meca Moreno.

Serviço:
Evento: Finalíssima do I Grande Desafio de Cantadores do Pajeú das flores
Data: 06 de Setembro – Terça-Feira
Local: Praça Pública de São José do Egito – PE 
Horário: 20:00h

0 comentários:

Postar um comentário