segunda-feira, 12 de setembro de 2011

'Flor de Macambira' é escolhido melhor espetáculo pelo público em Guaramiranga

Flor de Macambira, do Coletivo Ser Tão Teatro, da Paraíba, foi eleito pelo público o melhor espetáculo da Mostra Nordeste do XVIII Festival Nordestino de Teatro (FNT), que terminou na noite do último sábado, 10, em Guaramiranga, Ceará, depois de oito dias de programação. Participaram da mostra nove companhias teatrais de sete estados do Nordeste. Christina Streva, diretora da montagem vencedora, recebeu o troféu Beija-Flor da mão da professora Cida de Sousa, que compôs o corpo de debatedores desta edição do festival.
 Baseado na obra “O Coronel de Macambira” de Joaquim Cardozo, Flor de Macambira, é uma leitura contemporânea do texto da década de 60, numa adaptação de Rosyane Trotta. A peça é uma festa popular com música, comicidade, cor e teatralidade que conta a história da jovem Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para salvar a si e a seu amado, mergulha nas profundezas de sua alma. Tipos do cotidiano brasileiro como o coronel sanguinário, o padre mercantilista, o bicheiro corrupto, e o triunvirato do capitalismo: o economista ilusionista, o banqueiro especulador e o marqueteiro enganador, vão sendo apresentados, quadro a quadro, no espetáculo.
 A solenidade de encerramento contou com a presença do presidente da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA) e diretor do FNT, Luciano Bezerra, a diretora da AGUA, Nilde Ferreira, Urbano Costa Lima, representante da patrocinadora Oi, o secretário de cultura de Guaramiranga, Almir Franco, que durante toda a semana acompanhou espetáculos e debates do FNT, e a secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Maninha Morais, que declarou o compromisso da Secretaria em rever o caso do Teatro Municipal Rachel de Queiroz (o teatro grande), que é inacabado e encontra-se fechado para obras de restauração. Uma reunião está agendada para a próxima terça-feira, quando será discutido o assunto para estudar o que pode e deve ser feito.
 Nesta edição do festival, dos 32 espetáculos que compuseram a programação, a maior parte foi apresentada em praças e espaços não convencionais. Somente sete peças foram encenadas no Teatro Rachel de Queiroz pequeno, de 150 lugares.
 A noite de encerramento contou ainda com a apresentação de duas companhias de palhaços que se apresentaram na praça do teatro grande, como parte da Mostra Ceará Convida.  Da Argentina, o Circo VE, Variedades Escênicas, apresentou Prismáticos, e os brasilienses do Circo Teatro Artetude divertiram crianças e adultos com O Grande Circo dos Irmãos Saúde.
 O XVIII FNT foi realizado pela AGUA, com patrocínio da Oi. Apoio cultural: Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (SECULT) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Oi Futuro e COELCE. Apoio Institucional: Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Parceria: Secretaria do Turismo (SETUR), SESC/FECOMÉRCIO. Promoção: Jornal O Povo.

Augusto Magalhães, com texto da Dégagé Assessoria de Imprensa e Foto de Sol Coelho
Fonte: www.portalcorreio.com.br

0 comentários:

Postar um comentário