segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Festival Paraibano de Coros começa quarta com grupos de todo o Brasil

Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe estarão com seus representantes no maior evento de canto coral do Estado, o 9º Festival Paraibano de Coros (Fepac). Desta quarta-feira (9) até o sábado (12) 47 grupos participam do evento no Teatro Paulo Pontes da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. As apresentações começarão diariamente às 18h30 com entrada franca.
De acordo com o coordenador Eduardo Nóbrega, o 9º Fepac reunirá 2 mil vozes durante quatro dias. “Entre os selecionados, 26 grupos são de outros Estados, que além de cantar irão desfrutar as belezas naturais que nossa terra apresenta, fortalecendo assim o turismo no Estado”. Nóbrega afirma que o canto coral cresceu consideravelmente na Paraíba depois do Fepac. Segundo ele, os coros da Capital se preparam durante todo ano, em uma intensa rotina de ensaios, para participar do festival.
As apresentações começam pelos coros infantis, em seguida os da Melhor Idade e logo depois os coros adultos. Cada participante vai apresentar quatro peças de livre escolha. A abertura oficial, nesta quarta-feira ficará por conta dos coros Infantil e Sinfônico da Funesc e o encerramento será no sábado (12) e ficará a cargo do Coral Gazzi de Sá da Universidade Federal da Paraíba, que fará uma homenagem ao músico paraibano Adeildo Vieira.
Durante o Fepac coristas e maestros poderão participar de uma oficina de Regência e Canto Coral que será ministrada pelo professor doutor da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio), Eduardo Lakschevitz, um dos mais expressivos nomes do canto coral no Brasil.
“A oficina é uma maneira de interação entre os participantes, além de incentivar a prática do canto coral no Brasil”, disse o coordenador do encontro. A oficina será realizada na quinta-feira (10) e sexta-feira (11), das 14h às 17h, e no sábado das 9h às 12h.
O Fepac é uma realização do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural e Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a empresa Coteminas e Universidade Federal da Paraíba, com apoio cultural do escritório Mendonça & Crisanto Advogados.
Serviço:
9º Festival de Coros
Data: 9 a 12/11
Hora: 18h30
Local: Teatro Paulo Pontes – Funesc – João Pessoa
Entrada: Franca
Fonte: www.paraiba.pb.gov.br
com foto da internet

0 comentários:

Postar um comentário