quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MinC contratará consultores para assessorar municípios no processo de adesão ao SNC

Marcelo Velloso, coordenador-geral de Estratégia e Gestão das Ações da Secretaria de Articulação Institucional do MinC,
Está em fase final o processo de seleção e contratação de 17 consultores que vão assessorar os municípios de todo o país na implantação de seus sistemas e planos de cultura. A informação foi dada pelo coordenador-geral de Estratégia e Gestão das Ações da Secretaria de Articulação Institucional do MinC,  Marcelo Velloso, durante a audiência pública dos Sistemas de Cultura- Baixada Fluminense, na última segunda-feira, 19, em São João de Meriti.
Segundo Velloso, um dos consultores vai atuar no estado do Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Os profissionais serão contratados pelo Ministério da Cultura, através parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Em sua palestra,  o representante do MinC explicou como funciona o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e destacou a importância da gestão democrática  e compartilhada entre o governo federal, estados e municípios na implantação das políticas públicas. Velloso ressaltou também a atuação da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Rio que vem promovendo a parceria entre Legislativo e Executivo no desenvolvimento das políticas para o setor.
O coordenador do MinC informou ainda que o Ministério está acertando com instituições federais de ensino e pesquisa a realização de cursos de capacitação de gestores, uma das principais demandas dos municípios, que se queixam de falta de pessoal habilitado a implantar os sistemas de cultura.

0 comentários:

Postar um comentário