Passada as festas de final de ano, o Salão de Artesanato encerra a primeira semana de funcionamento com ótimos resultados. O público, cada vez mais interessado em conhecer e adquirir o artesanato do Estado, lota os corredores do Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Nos primeiros nove dias de atividades, foram registradas mais de 35 mil visitações e vendas superiores a R$ 270 mil – o que correspondeu a uma média diária de R$ 30 mil em peças comercializadas.
Dentre os trabalhos mais procurados, estão, em primeiro lugar, os fios. Logo depois, a madeira e a tecelagem. Com bons resultados em vendas, as rendeiras paraibanas, homenageadas desta 15ª edição, ressaltaram que a volta do evento à praia, um local mais próximo do turista, contribuiu para o sucesso da feira. Segundo a gestora do Programa de Artesanato, Ladjane Souza, não só as rendeiras, mas todos os artesãos concordam que o local influencia no bom resultado do Salão.
Turistas de todas as partes do Brasil, em especial do Rio de Janeiro, São Paulo e estados do Sul, assim como estrangeiros de diversas partes do mundo, têm prestigiado o evento. “Umas das rendeiras ficou maravilhada com a venda que fez a uma russa, que visitava o Salão acompanhada de um tradutor e levou duas peças suas. Experiências como essas só valorizam o trabalho de nossos artesãos e levantam a sua autoestima”, declara.
Até o dia 22 de janeiro, cerca de 4,5 mil produtores de 85 municípios expõem peças de 16 tipologias diferentes: madeira, brinquedos populares, tecelagem, couro, cerâmica, fios, fibra, algodão colorido, osso, pedra, indígena, quilombola, xilogravura, cordel, habilidade manual e gastronomia.
O Salão de Artesanato da Paraíba funciona diariamente, das 15h às 22h. Com o tema “Renda-se à Arte”, a realização é da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), com coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. A entrada é gratuita.
Fonte: www.paraiba.pb.gov.br
0 comentários:
Postar um comentário