terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

CULTURA EM MOVIMENTO:


Fundação Casa de José Américo reúne entidades em torno dos seus 30 anos de existência e programa comemorações pelo centenário do "eu", de Augusto dos Anjos

 O Governo do Estado da Paraíba, através da Fundação Casa de José Américo, reúne várias entidades na manhã desta terça-feira (28/02), na sede do órgão, no Cabo Branco (João Pessoa-PB), para traçar duas importantes programações. A primeira delas trata das comemorações pela passagem dos 30 anos da Fundação, inaugurada em 1982 pelo então Governador Tarcisio Burity, com a presença do Presidente da República e de altas autoridades do país. O Conselho Deliberativo da FCJA intitulou 2012 como "ANO 30 - MEMÓRIA E CULTURA NA FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO", num alusão ao legado de um dos mais importantes órgãos culturais do país.

Em outro ambito, as entidades parceiras discutirão a elaboração de uma programação para comemorar o Centenário de publicação do EU, único livro de poesias de Augusto dos Anjos e uma das obras primas da literatura brasileira.

As entidades parceira se reunem a partir de uma comissão, definida pelo Conselho Deliberativo da Fundação Casa de José Américo, composta pelas seguintes pessoas e instituições: Rayan Lins Cordeiro (Secretaria de Estado da Cultura), Fábio de Barros Araújo (Secretaria de Estado da Comunicação), Humberto Fonseca de Lucena (Instituto Histórico e Geográfico Paraibano), José Jackson Carneiro de Carvalho (Academia Paraibana de Filosofia), Vera Lúcia Araújo de Medeiros (Academia Feminina de Letras e Arte da Paraíba), Fernanda Svedsen (FUNJOPE), Marianne Goés (Estação Ciências Cabo Branco), Carlos Anísio (Universidade Federal da Paraíba), Maria do Socorro Aragão (Academia de Letras e Artes do Nordeste), Luiz Gonzaga Rodrigues (Academia Paraibana de Letras), além de membros da própria Fundação, como Flávio Sátiro Filho, Michel Henrique e Lidiana Carvalho.

FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO- A Fundação Casa de José Américo dedica-se a promover a publicação sistemática da obra de José Américo e de sua crítica e interpretação, assim como a realização de estudos científicos, artísticos e literários. Sob a sua custódia encontra-se o Arquivo dos Governadores, o Museu e duas Biblioteca acessíveis ao uso e consulta públicos, sendo uma delas composta do acervo particular que pertenceu a José Américo de Almeida. Cuida da promoção de estudos, conferências, reuniões ou prêmios que visem à difusão da cultura e da pesquisa, organizando, igualmente, estudos e cursos sobre assuntos políticos, jurídicos, econômicos, literários ou outros, relacionados com a vida e a obra de José Américo, e aspectos pertinentes ao regionalismo nordestino. Entre as suas atividades corriqueiras está a publicação de livros e a realização de eventos culturais os mais diversos. Em seu vasto currículos cultural, destaca-se a realização do Congresso Internacional de Literatura de Cordel, do Seminário América 92 - Encontro de Dois Mundos, além de projetos como o Mapeamento Cultural e a organização sistemática da biblioteca de José Américo. O Arquivo dos Governadores, um marco da preservação documental, contêm mais de 1 milhão de documentos e é mantido de forma climatizada 24 horas por dia.

O EU, DE AUGUSTO DOS ANJOSEu é o único livro de poesia de Augusto dos Anjos, publicado no Rio de Janeiro no ano de 1912. A obra se destaca pela visão da vida, numa espécie de réplica à idealização dos temas praticados pelo Parnasianismo. Nessa obra, o autor exprime melancolia, ao mesmo tempo em que desafia os parnasianos, utilizando palavras não-poéticas como verme, cuspe, vômito, entre outras. A obra só possuiu grande vendagem após a morte do poeta. Alguns a consideram uma obra expressionista, outros vêem nela características impressionistas, sendo comumente classificada como pertencente ao pré-modernismo brasileiro. Ele também foi considerado romântico por muitos dos seus críticos brasileiros pois sua poesia parlamentarista não agradou a todos os intelectuais negligentes da época.

0 comentários:

Postar um comentário