segunda-feira, 19 de março de 2012

Governador participa de lançamento do Prima em Cabedelo


Cerca de 400 pessoas, entre alunos da rede pública do município de Cabedelo, moradores e convidados, participaram, na última sexta-feira (16), do lançamento do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima). No palco montado na Fortaleza de Santa Catarina, a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) marcou o pontapé inicial do programa e garantiu boas surpresas.
Na abertura da cerimônia, o secretário de Estado da Cultura, Chico César, recepcionou o público e falou do método de funcionamento do projeto. “O Prima não se resume a um programa de educação musical, mas busca promover os valores cidadãos a serem colocados em prática no dia-a-dia de cada aluno”, destacou. De acordo com o secretário, serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão na criação de cinco polos do programa. A estimativa é de que uma média de 100 crianças e adolescentes integre o projeto, em cada unidade.
Chico também agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pela iniciativa de conceber a idéia do programa e estendeu os cumprimentos ao maestro Alex Klein, responsável pelo desenvolvimento e implementação do Prima – por meio da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) –, e ao secretário de Estado da Educação, Afonso Scoguglia, parceiro na implantação do programa. O secretário aproveitou a ocasião para convidar os pais e mães dos alunos da rede pública de ensino a incentivaram a participação dos seus filhos.
Antes do concerto da OSJPB, mais de 40 crianças e adolescentes já haviam efetuado a pré-inscrição no programa. Davi Lopes, 10 anos, aluno da Escola Estadual Pedro Américo, foi o primeiro a garantir a participação. Na companhia da mãe, o estudante fez a pré-inscrição que será efetivada nesta segunda-feira (19), na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc).
Conhecendo de perto – Durante o concerto, uma surpresa emocionou o público. Foi quando o maestro Luiz Carlos Durier chamou os alunos ao palco, para que acompanhassem de perto o funcionamento de uma orquestra. Em poucos minutos, enquanto a OSJPB executava canções do filme “Os Miseráveis”, uma fila formada por mais de 40 crianças começou a passear entre o labirinto formado pelos vãos das cadeiras dos músicos. A fila era conduzida pelo maestro Alex Klein, que, na medida em que alcançava um naipe diferente, parava e explicava a função de cada instrumento.
Para finalizar o concerto, Durier proporcionou outra surpresa ao público, quando chamou ao palco um aluno para reger a última peça da noite. Na batuta, estava Davi Lopes, o primeiro inscrito do programa, que teve a oportunidade não apenas de assistir ao seu primeiro concerto, mas de reger uma orquestra sinfônica. Após reger a canção “Meu sublime torrão”, o garoto afirmou o que pretende ser após sua participação no Prima: um grande músico percussionista.

0 comentários:

Postar um comentário