terça-feira, 6 de março de 2012

Paraíba terá Plano Estadual de Cultura até o final do ano

Chico César, Secretário da Cultura do Estado
Na sexta-feira (2), o secretário de Cultura, Chico César, participou da solenidade de encerramento do 1º Seminário Planos de Cultura, realizada na sala Funarte Cássia Eller, em Brasília. Na ocasião, ele assinou o termo de cooperação que cria o Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação dos Sistemas de Cultura.
Representantes de outros 17 estados, além de 20 capitais e municípios de regiões metropolitanas, também participaram do evento e assinaram o termo, que oficializa a implantação dos planos estaduais e municipais até o final deste ano. Na Paraíba, a elaboração do plano será coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e contará com o auxílio de uma equipe técnica capacitada pelo Ministério da Cultura (Minc) – formada pela articuladora Doci Mendes, a coordenadora Alice Monteiro e o analista Pedro Santos.
Ao longo deste ano, a equipe atuará na realização de diagnósticos, articulação de encontros com gestores e agentes de cultura dos municípios, eventos formativos e, ao término do ano, na elaboração de matérias legislativas a serem encaminhada para a Assembleia Legislativa, garantindo a institucionalização do Plano Estadual de Cultura.
A criação dos planos estaduais tem sido a principal meta do Minc em 2012. Após a institucionalização, por meio da Assembleia Legislativa, o plano passará a compor o Sistema Estadual de Cultura, que conta ainda com o Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos e o Conselho Estadual de Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário