terça-feira, 15 de maio de 2012

Exposição sobre Augusto dos Anjos está em cartaz na Casa de José Américo

O público já pode visitar a exposição “Um varal poético sobre Augusto dos Anjos”, na Fundação Casa de José Américo. São 12 painéis com poemas de diversos autores homenageando Augusto, além de três poesias do próprio com ilustrações do artista plástico Flávio Tavares. Os outros autores são Ronaldo Cunha Lima, Eulajose Dias de Araújo, Sérgio de Castro Pinto, Saulo Mendonça, Mauro Mota, Manoel Monteiro, Neide Medeiros Santos, Firmino Ayres Leite e Zilma Ferreira.
Também integram a mostra livros, revistas e cordéis de diversos autores sobre Augusto. O destaque fica para a relíquia da primeira edição do livro “Eu”, um estudo crítico de Ferreira Gullar sobre o autor, além de uma revista comemorativa dos 100 anos de nascimento de Augusto dos Anjos. A exposição fica em cartaz até  sexta-feira (20) e o horário de visitação vai das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
A exposição integra a programação nacional da 10ª Semana de Museus, que destaca os 100 anos da publicação do livro “Eu”, de Augusto dos Anjos, e os 30 anos da Fundação Casa de José Américo. Estes eventos marcam a participação da FCJA, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, na realização anual do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que destaca como tema central, neste ano,  “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”.  Além da exposição, a programação, idealizada pelo Museu Casa de José Américo, prevê palestra e um sarau poético.
Sarau poético - A quinta-feira (17) será o ponto alto da programação. As atividades começam, às 14h, com a palestra “A importância do Museu nos 30 anos da Fundação Casa de José Américo”, do professor Neroaldo Pontes de Azevedo, no Auditório Juarez da Gama Batista, da FCJA.
Em seguida, no mesmo local, acontece a apresentação de um “Recital sobre Augusto dos Anjos – uma homenagem aos 100 anos de publicação do Eu e 30 anos da Fundação Casa de José Américo”, com a participação de vários artistas: Oliveira de Panelas, Criselide Barros, Chico Viola, Saulo Mendonça, Gil Holanda, Belo de Souza e Bené Siqueira.  A Fundação Casa de José Américo fica na orla do Cabo Branco, nº 3336.

0 comentários:

Postar um comentário