segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Paraíba tem 27 propostas aprovadas para literatura de cordel

Fábio Mozart (à direita) com o maestro Luiz Carlos Otávio. Fábio ganhou o Prêmio Patativa do Assaré do Ministério da Cultura.
O Ministério da Cultura (MinC), através do programa Mais Cultura, premiará nesta semana 200 iniciativas ligadas à literatura de cordel em todo o Brasil. Uma lista publicada no Diário Oficial da União em dezembro de 2010 informa a classificação de 27 propostas de gestores culturais da Paraíba. Deste total 16 estão dentro das vagas que serão financiadas pelo MinC.
O edital do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré foi lançado em junho e disponibilizou R$ 3 milhões para investimentos nos projetos selecionados. 688 iniciativas concorreram em todo o país em sete categorias.
Na Paraíba, proponentes de oito municípios foram classificados em seis categorias. João Pessoa vem em primeiro lugar com seis projetos distribuídos dentro das vagas. Em seguida está Campina Grande com quatro. Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Picuí, Taperoá e Dona Inês aprovaram um projeto cada.
O projeto aprovado pelo jornalista Fábio Mozart objetiva a publicação do folheto “Biu Pacatuba”, contando a vida de Severino Barbosa, o Biu Pacatuba, primeiro presidente das Ligas Camponesas de Sapé e considerado um herói do povo nordestino.

0 comentários:

Postar um comentário