segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Secretaria de Cultura reativa espaço em Guarabira e anuncia cursos de capacitação

Secretário de Cultura Chico César durante reunião em Guarabira
Uma equipe da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) esteve no município de Guarabira, no último domingo (30), para promover a abertura da Casa da Cultura, que estava fechada e sendo utilizada como depósito. O secretário Chico César aproveitou ainda para anunciar a realização de cursos itinerantes para a capacitação dos gestores e produtores das doze regiões culturais do Estado.

O encontro reuniu artistas, gestores e produtores da região, que falaram da situação do movimento cultural no Brejo e cobraram empenho do poder público para fortalecer a cultura local. Os artistas também pediram a simplificação no acesso aos editais e projetos de incentivo à cultura do Estado.

Segundo Chico César, a Casa da Cultura de Guarabira tem um papel fundamental para o cenário cultural do município e de toda a região do Brejo paraibano. Por isso, ele fez questão de ir pessoalmente à cidade para devolver o instrumento aos artistas locais.

Artistas e gestores culturais de Guarabira e região prestigiaram o evento
O secretário disse ainda que essa será uma postura frequente do órgão, que irá dialogar com o movimento cultural de todo o Estado, inaugurando assim, uma nova política de participação na gestão da Cultura paraibana. “Este foi o primeiro de uma série de encontros entre a Secult e a classe artística do estado. Vida longa ao movimento cultural da Paraíba”, comentou.

Regiões Culturais – O projeto de expansão da secretaria conta com a participação de articuladores distribuídos em doze regiões do estado, com a finalidade de identificar as potencialidades e características de cada uma, além de fortalecer o canal de interlocução entre a sociedade e o poder público.

A articuladora da 2ª região, que compreende o município de Guarabira, Nana Rodrigues, além de ser um ambiente para as manifestações artísticas da cidade, a Casa da Cultura também servirá como espaço de apoio para a organização do Fórum de Cultura do Brejo, Piamonte e Curimataú.
 
Da SECOM/PB
com fotos do blog

0 comentários:

Postar um comentário