terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pontos de Cultura querem Célio Turino na Secretaria de Cidadania Cultural

Célio Turino é mentor do projeto dos pontos de cultura
Afirmando que essa é uma questão técnica, que foge ao partidarismo, grande parte dos Pontos de Cultura do país acham que há necessidade da volta do gestor Célio Turino como secretário na Secretaria de Cidadania Cultural. Ele é o idealizador do Programa Cultura Viva e do conceito dos Pontos de Cultura. “Se outra pessoa entrar sem conhecer com profundidade esta política pública de cultura, levará um bom tempo para que esta nossa roda volte a girar. E, como todos sabem, sua indicação na época da gestão Gilberto Gil não foi um acordo político-partidário, e sim um reconhecimento do seu profissionalismo, e de seu potencial, além da característica de inovação criativa enquanto alguém que serve ao público enquanto gestor de políticas”, afirma Binho Perinotto, um coordenador de Ponto de Cultura.
O próprio Célio Turino admite voltar à Secretaria de Cidadania Cultural do Minc, “até para ajustar ações, corrigir erros”, afirmou, informando que está com uma proposta pronta para o repasse de recursos aos pontos de cultura, com agilidade e sem burocracia. No seu livro “Ponto de Cultura, o Brasil de baixo para cima”, ele já aponta. Agora, desenvolveu a ideia do Cartão CULTURA VIVA (um bolsa família comunitário – por assim dizer, simplificando), com repasse automático mediante cumprimento de resultados definidos em comum (ponto-governo) e com o dinheiro depositado numa conta-fundo na CEF, ou seja, mesmo nos casos das redes ocorreia desta forma: MinC deposita na conta da CEF e governos estadual ou municipal idem – e o dinheiro vai sendo liberado pela Caixa. A proposta é simplificar o repasse dos recursos para os Pontos de Cultura, a maioria composta por pessoas simples que têm dificuldades de lidar com a burocracia oficial.
Há uma questão que não é partidária (mas é muito política), e é técnica: Funcionalidade da SCC – Secretaria de Cidadania Cultural (gestora do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura) na próxima gestão do Ministério da Cultura da ministra Ana de Hollanda, e a sobrevivência deste Programa que tanto transformou o Brasil e “desescondeu” as nossas culturas.
Ele admite que momento atual no Programa e na Secretaria é grave. Diversos atrasos nos repasses de verbas em editais públicos e prêmios, e algo também muito agravante neste recente processo: o distanciamento nas relações do Governo Federal para com a Sociedade Civil, havendo por tantas vezes uma ausência de comunicação que antes havia de modo mais transparente, e com ruídos, quando existente. “Percebemos uma mudança, para pior, principalmente no período próximo às eleições (tanto antes quanto depois), e que em grande parte se prorroga até os dias de hoje”, notou Célio Turino.

fonte: pccn.wordpress.com

0 comentários:

Postar um comentário