terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Festival nacional de curtas começa nesta quarta no Espaço Cine Digital

Será aberto nesta quarta-feira (16), o 3º Festival do Júri Popular em João Pessoa. O evento é realizado em nível nacional até domingo (20), e acontece simultaneamente em 21 cidades brasileiras. O objetivo é premiar, através de votação popular, os melhores curtas-metragens produzidos no País. Na Paraíba, o evento é resultado de parceria entre o Tintin Cineclube/ABD-PB e a unidade cultural de cinema da Fundação Espaço Cultural (Funesc). A abertura será às 19h30, no Espaço Cine Digital.
Este ano, 42 filmes foram classificados pelo festival. As produções foram divididas em seis programas competitivos para exibição, com duração média de 85 minutos cada. Esse formato tem o objetivo de evitar que o evento se torne cansativo ao público. As sessões ocorrerão no Espaço Cine Digital, no Espaço Cultural. A abertura terá programa especial que não faz parte do concurso.
Na programação de abertura serão exibidos os filmes “A invenção da infância”, de Liliana Sulzbach, “Eletrodoméstica”, de Kleber Mendonça Filho, “Onde andará Petrúcio Felker?”, de Allan Sieber e “Vida Maria”, de Márcio Ramos.
Os curtas serão exibidos à tarde e reexibidos à noite. A primeira sessão começa às 14h30, e a segunda às 16h30. Quem não puder assistir nesses horários terá oportunidade de ver os mesmos filmes nas sessões das 18h30 ou 20h30, com exceção do dia 18 (sexta-feira), quando não haverá exibições noturnas devido ao show do projeto “Som das Seis”, com Paulinho da Viola, na Praça do Povo.
A principal característica do festival é a importância do julgamento do público. Os vencedores das 12 categorias serão escolhidos pelas plateias das 22 cidades participantes, através de urnas.
Ano passado, o Festival do Júri Popular foi realizado na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, e contou com a participação do filme paraibano “Plano de Cachorro”, de Arthur Lins e Ely Marques. Este ano, nenhum filme do Estado foi selecionado.
Os filmes da mostra competitiva concorrerão nas seguintes categorias sob o julgamento do público: Grande Prêmio, Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Experimental, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz.
O Grande Prêmio receberá o Prêmio Porta Curtas Petrobras, Prêmio Estúdios Mega, Prêmio Distribuição Curta o Curta, entre outros prêmios em serviços. A Melhor Fotografia ainda receberá o Prêmio Kodak.
A programação por cidade pode ser conferida no site oficial do evento

0 comentários:

Postar um comentário