sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Frente Parlamentar em defesa da cultura é proposta em reunião dos Pontos de Cultura da zona da mata e litoral paraibano

Doci, Buda Lira, Thomas Freitas e Fábio Mozart na reunião dos Pontos de Cultura da zona da mata/litoral (Foto: Manoel Batista)
Conscientes da necessidade urgente de se ter uma atuação coordenada e eficaz entre os Pontos de Cultura do litoral e zona da mata da Paraíba, os Pontos de Cultura Cantiga de Ninar, Piollin, Liga da Cultura, Paraiwa e Escola Olho do Tempo reuniram-se na Funjope, em João Pessoa, no dia 3 de fevereiro. Na ocasião, os representantes dos Pontos fizeram uma explanação a respeito dos trabalhos desenvolvidos e da atual situação de cada entidade, ressaltando-se a necessidade urgente de capacitação na área contábil.
Buda Lira, do Ponto de Cultura Piollin de João Pessoa, sugeriu contatos com parlamentares paraibanos na Câmara Federal para apoiar as ações integradas das entidades em favor do desenvolvimento cultural do Estado, e a criação de frente parlamentar de apoio à cultura na Assembléia Legislativa da Paraíba.
Os Pontos representados na reunião firmaram compromisso de buscar meios para empreender visitas periódicas às entidades que estejam em funcionamento para auxiliar os companheiros com troca de experiências e parcerias para ações comuns.
Na ocasião, Doci dos Anjos, da Escola Viva Olho do Tempo, foi escolhida para a Coordenação do Litoral/Zona da mata, ficando Fábio Mozart como suplente.
Thomas Freitas, do Paraiwa, disse que falta comunicação entre os Pontos de Cultura, propondo a criação de um blog na internet para publicar as notícias de cada Ponto do Litoral e Zona da Mata. Proposta aprovada, Thomaz ficou como coordenador do blog, que será alimentado por notas das entidades que tenham interesse em compartilhar esse meio de comunicação.
Com relação à realização da TEIA 2011 na Paraíba, os coordenadores presentes foram de opinião de que oficinas sobre gestão orçamentária deveriam ter lugar em outras datas, visto que tal capacitação demandaria, no mínimo, uma semana. Buda Lira enfatizou ainda a necessidade do movimento cultural como um todo interferir nas esferas públicas, para contribuir com a discussão de temas como reformulação do Conselho Estadual de Cultura, que deve ser paritário e representativo das diversas regiões do Estado e mudanças no Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos.
Ainda sobre a TEIA 2011, o encontro estadual dos Pontos de Cultura previsto para maio deste ano, os presentes opinaram que seja programa a participação dos Pontos com produções que sejam referência no Estado, com a participação de um Ponto de Cultura de fora, exemplo de entidade que mobiliza os recursos com sucesso, para participar da mostra artística, intercambiando experiências de outras regiões do país.

0 comentários:

Postar um comentário