quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

No ano em que comemora bodas de prata, Muriçocas busca apoio privado para desfilar

Fuba - Presidente do Bloco Muriçocas

O maior bloco pré carnavalesco de arrasto do mundo, Muriçocas do Miramar, anima a cidade de João Pessoa há 25 anos e todos os anos atrai turistas de todo o Brasil e de várias partes do mundo para conferir as atrações que se reúnem na Praça Tito Silva, no bairro Miramar e seguem em direção à praia pela Avenida Epitácio Pessoa. A Praça, inclusive, é mais conhecida como Praça das Muriçocas por der o ponto de concentração do tradicional bloco.

Este ano, o desfile do Muriçocas depende do apoio de empresas privadas, uma vez que não recebe mais financiamento do Governo Estadual, que alegou não ter condições de apoiar o Bloco.

O Presidente do Bloco, Flávio Eduardo “Fuba”, compositor do “Hino das Muriçocas” disse não saber responder se a falta de apoio do Estado é perseguição, mas afirmou que está buscando apoio de empresas e que as atrações deste ano dependem dos valores que arrecadar.

Fuba disse ainda que o Muriçocas e os blocos que compõem o Projeto Folia de Rua atraem turistas para a cidade, e consequentemente, dinheiro para hotéis, restaurantes, lojas, entre outros serviços. O muriçocas desfila nas ruas da Capital paraibana no dia dois de março, sobre os preparativos, Fuba preferiu não falar muito, mas adiantou que a comemoração das Bodas de Prata do Bloco será muito boa.

Outro evento organizado por Fuba que foi bem sucedido e atraiu muitas pessoas à João Pessoa foi o Sun Rock Festival, que aconteceu no mês de setembro de 2010. Fuba disse que este ano haverá o Rock In Rio e, por isso, não confirma a realização do Festival para 2011. Ele disse que poderá fazer uma prévia com uma atração internacional no mês de novembro e realizar a segunda edição do Festival apenas em 2012. Mas, segundo ele, as possibilidades estão sendo avaliadas ainda e o Festival pode acontecer ainda este ano.

Histórico do Muriçocas do Miramar 

O Muriçocas do Miramar ganhou as ruas de João Pessoa pela primeira vez em uma festa de aniversário de Thiago de Lima (artista plástico que completava sete anos), no bairro de Miramar em 1986, numa brincadeira de um grupo de amigos convidados, formado por artistas, professores e jornalistas. Não havia carnaval na cidade, logo cerca de 30 pessoas saíram às ruas batendo em panelas e latas.

No ano seguinte já havia um estandarte e mais gente para participar da festa. Então os moradores saíram pelas ruas cantando frevos e batendo panelas, e o número de participantes chegava a 200 pessoas. No terceiro ano a participação popular já era de aproximadamente mil foliões, e hoje mais de 400 mil pessoas vão às ruas saudar o Bloco Muriçocas do Miramar.

O termo “Quarta-feira de Fogo” foi criado pelo cantor e compositor paraibano Fuba, fazendo referência ao evento que acontece todos os anos uma semana antes da Quarta-feira de Cinzas. Fuba compôs o Hino do Muriçocas que é conhecido por todos que gostam de carnaval. 
 
Ívyna Souto
Click PB

0 comentários:

Postar um comentário