sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Portal Domínio Público atinge 187.533 obras registradas

Redação
Agência Estado
O portal Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br), biblioteca digital desenvolvida em software livre e mantida pelo Ministério da Educação (MEC), atingiu em janeiro um total de 187.533 obras registradas no acervo digital em forma de textos, imagens, áudio e vídeos. O conjunto de produções cadastradas amplia-se em cerca de três mil obras a cada mês, desde agosto. Em janeiro foram catalogadas 3.471 obras.
De acordo com o MEC, a grande quantidade de novas mídias é consequência da parceria com outros ministérios e bibliotecas do Brasil. "A intenção é de que o Domínio Público deixe de ser apenas um portal do Ministério da Educação para ser um portal de conteúdo de todo o governo federal", diz o diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do ministério, José Guilherme Ribeiro. A página foi elaborada em 2004, com conjunto inicial de 500 produções, para favorecer o acesso grátis a literatura, artes e ciências.
Nas férias escolares o site tem 500 mil visitas e duplica a quantidade de acessos durante o período de aulas. "O MEC quebrou um paradigma ao começar a oferecer material de qualidade, gratuitamente, sejam filmes, partituras, obras literárias ou animações", afirma. Os materiais mais buscados são as obras escritas, que tiveram até hoje quase 24 milhões de downloads. "A Divina Comédia", do escritor, poeta e político italiano Dante Alighieri, poemas do português Fernando Pessoa e clássicos do dramaturgo inglês William Shakespeare e do escritor brasileiro Machado de Assis estão entre os mais acessados.
Entre as 11.906 imagens, as notáveis pinturas do artista plástico, cientista e escritor italiano Leonardo da Vinci, como a "Adoração dos Magos", "A Última Ceia" e "La Gioconda", ocupam a liderança na relação das mais procuradas. Uma nova versão do portal terá início ainda neste semestre.

Fonte: www.fndc.org.br
Foto da Internet 

0 comentários:

Postar um comentário