quinta-feira, 17 de março de 2011

Banda Tuareg's

O passado e o presente juntos numa só voz

tuaregs_2_400
Era o início dos anos 70. Cabelos longos, calças boca de sino, anelão e pulseira ditavam a moda da época. Época dos assustados e dos bailes e matinês nos Clubes Astrea e Cabo Branco. Foi neste cenário que surgiu a Banda Tuareg’s – mais precisamente no dia 7 de outubro de 1970 –, que se mantém firme 40 anos depois, apesar do tempo ser outro e das músicas não terem mais o mesmo teor inocente e romântico, mesmo quando se tratava de um rock.
A primeira formação da banda durou 14 anos, com os irmãos Roberto, Juninho, Guilherme, Reginaldo e posteriormente André. Atualmente Roberto Dias é o único dos irmãos que ficou e conservou a tradição de uma “banda familiar”, apesar de outras formações ao longo destes anos terem contado com muitos músicos “competentes e queridos amigos” como Nane, Tico, Bracinho, Bicudo, Betinho, Junior Buchada... “Alguns não tocam mais, outros já se foram e alguns poucos, como nós, permanecem no ramo musical”, comenta Roberto. Hoje, os Tuareg’s possuem uma nova roupagem adequada aos dias atuais, mas sem perder essência, com a participação de Janaína e Roberto Junior, filhos de Roberto, que cantam com ele.
Outras bandas da época, como Gentleman's, Santanás, Selenitas, não resistiram ao tempo. Qual seria então o segredo dos Tuareg’s para se manter na estrada? “Acreditamos que o segredo é fazer o que gostamos com amor. Basicamente a banda se resume a família. Pai e filhos no palco e fora dele esposa e filhos que fazem a parte administrativa também. Vivemos disso. A música corre nas nossas veias e não poderia ser diferente. Aliado a isso um bom trabalho, a preocupação em estar sempre nos reciclando tanto com um repertório diversificado quanto com bons equipamentos. E sem esquecer o grande número de pessoas que carinhosamente admiram nosso trabalho e nos seguem aonde vamos. Isso nos faz sentirmos especiais e gratificados”, revela Roberto Dias.
bg-galeria_400
Ele confessa que nem sempre tudo é união. Como qualquer outra família, seus membros enfrentam divergências, mas a união familiar é mais forte e as divergências se dissipam da mesma forma que aparecem. “Isso é tão claro que estamos juntos há tantos anos. Janaína canta desde os 4 anos e já teve suas experiências antes de entrar definitivamente em Tuareg’s, onde já está há quase 8 anos; e Júnior, que já dançou e cantou antes, chegou há 2 anos pra entrar de cabeça e vem nos surpreendendo a cada dia mais”, revela orgulhoso.
tuaregs_1_400
Roberto admite que na época em que a banda foi criada havia menos concorrência e as pessoas gostavam mais de outros estilos musicais. Por isso, investiu num repertório atualizado para agradar aos mais jovens, porém sem deixar de tocar a boa música de antigamente. “Às vezes damos uma roupagem diferente a uma música antiga que acaba agradando até os mais jovens e, graças a Deus, temos uma agenda cheia com uma média de 15 shows mensais em meses que chamamos ‘calmos’; e em meses festivos como dezembro chegamos a uma média de 28 shows”, enfatiza.
Em 1980, os Tuareg’s lançaram o primeiro LP, intitulado “Uma realidade”. Nos meados de 1990, veio o segundo LP, que estourou com as músicas “Perdoa Amor” e “Ave Maria no Morro”, pedidas até hoje em seus shows. Hoje em dia sempre gravam CD’s ao vivo nos shows.
As expectativas da banda para esse ano são muitas. Roberto adiantou que vai se aprofundar mais no mercado de casamentos e formaturas dentro de João Pessoa, Recife e Natal e em outubro deverá ser gravado o DVD em homenagem aos 40 anos da banda, feitos em outubro passado (2010). Também está prevista a gravação de um CD autoral, a pedido dos fãs.
tuaregs_3_400
Os Tuareg’s mantêm uma página oficial na internet – www.bandatuaregs.com.br – onde os fãs podem conhecer um pouco mais a banda, conferir fotos e vídeos e acompanhar a agenda de shows, além de se comunicarem com seus integrantes.
FONTE: www.ampliarpb.com.br

0 comentários:

Postar um comentário