terça-feira, 15 de março de 2011

Pontos de Cultura do litoral/zona da mata da Paraíba reuniram-se na Funjope

Doci (Escola Viva Olho do Tempo) Silvana Floro (Rádio Araçá FM) e Fábio Mozart ( Cantiga de Ninar)
Os Pontos de Cultura da zona da mata/litoral da Paraíba reuniram-se ontem (14), às 14 horas, na Fundação de Cultura de João Pessoa. No encontro, apenas os Pontos de Cultura Cantiga de Ninar, de Itabaiana, Escola Olho do Tempo, de João Pessoa e “Cultura nas ondas do rádio”, de Mari, fizeram-se representar. Doci, da Escola Olho do Tempo, lamentou as ausências dos demais pontos de cultura. “Fico triste ao ver essa realidade, sem que a maioria dos companheiros tenham ainda a consciência de que precisamos nos unir e nos organizar”, lamentou Doci.
O encontro teve o objetivo de construir a articulação regional dos pontos de cultura e a organização da TEIA 2011, que será realizada na cidade de Areia, em agosto próximo. Para o Plano de Trabalho de 2011, o mais urgente encaminhamento é a sensibilização da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba no sentido de promover cursos de capacitação para o gerenciamento da parte contábil dos projetos. Ao final, ficou decidido que a próxima reunião será realizada na cidade de Mari, no dia 25 de março, no Ponto de Cultura Liga da Cultura, no Assentamento Tiradentes. O Diretor de Cultura do Município, Manuel Batista, garantiu transporte e almoço para os participantes.
Manuel Batista disse que a situação do Ponto de Cultura Liga da Cultura é emblemática pela falta de habilitação dos gestores dos pontos nas questões contábeis. “Há mais de cinco meses os recursos estão na conta do Ponto de Cultura e eles ainda não sabem como utilizar, estando toda a programação paralisada”, disse Batista. A radialista Silvana Floro, do Ponto de Cultura “Nas ondas do Rádio”, informou que estão sendo realizados cursos de capoeira, canto coral, pintura em tela e oficinas de quadrilhas juninas. “Já adquirimos os equipamentos de multimídia e assinamos convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal da Paraíba para capacitação dos nossos monitores na utilização dos recursos técnicos na área do áudio-visual”, disse ela.
Para Fábio Mozart, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar (Itabaiana), os pontistas devem perseverar nas tentativas de reunir todas as entidades da região, porque a articulação regional dos pontos de cultura é fundamental na solução de problemas pontuais devido a grande troca de experiências.

0 comentários:

Postar um comentário