terça-feira, 15 de março de 2011

Mesa-redonda marca as comemorações do Dia Mundial do Teatro do Oprimido em Campina Grande

Augusto Boal - criador do Teatro do Oprimido
O ‘Teatro do Oprimido e Augusto Boal’, esse é o tema da mesa redonda, que será realizada na próxima quarta-feira, 16, às 10hs, no auditorio da Unidade Academica de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em comemoração ao Dia Mundial do Teatro do Oprimido (TO). Estarão compondo a mesa o curinga do Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro (CTO-Rio), Olivar Bendelak, que por mais de duas décadas trabalhou com direção artística direta de Augusto Boal, viajando por diversos países, realizando palestras e ministrado oficinas; e o Jornalista, ator e um dos criadores do Núcleo de Estudos e Práticas de Teatro do Oprimido da Paraíba (Neto-PB), Marcos Moraes.

Desde 2008, o dia 16 de março foi escolhido como Dia Mundial do Teatro do Oprimido, por ser a data de nascimento do seu criador, o dramaturgo carioca Augusto boal, que estaria complentando nessa data 80 anos. Hoje o Teatro do Oprimido é um dos metádos teatrais que mais crescem no mundo, sendo praticado em mais de 70 países nos cinco continentes.

Em Campina Grande  o TO, como é mais conhecido, começou a ser praticado em 2006, quando foi fundado o Grupo Teatrar-TE, ligado ao Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA-CG). Os trabalhos com Teatro do Oprimido só tem crescido na cidade que foi Pólo da formação de multiplicadores do Projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto e que também sediou em 2010 a mostra estadual de Teatro do Oprimido, como resultado do projeto.

 O Método e Seu Criador

O Teatro do Oprimido reúne Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições praticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão, estabelecendo uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.

Entre as técnicas do Teatro do Oprimido, a mais praticada em todo o mundo é o Teatro- fórum, um espetáculo baseado em fatos reais, no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito de forma clara e objetiva, na defesa de seus desejos e interesses. Neste confronto, o oprimido fracassa e o publico é convidado pelo Coringa (artista com funções pedagógicas, que ministra cursos e oficinas, dirige espetáculos e atua como mestre de cerimônia nas sessões de Teatro- Fórum), a entrar em cena, substituir o Protagonista(oprimido) e buscar alternativas para o problema encenado.

AUGUSTO BOAL

 “Todo teatro é necessariamente político, porque políticas são todas as atividades do homem, e o teatro é uma delas.”
Augusto Pinto Boal (Rio de Janeiro (RJ) 1931 - 2009) foi diretor, autor e teórico. Por ser um dos únicos homens de teatro a escrever sobre sua prática, formulando teorias a respeito de seu trabalho, torna-se uma referência do teatro brasileiro. Foi a principal liderança do Teatro de Arena de São Paulo nos anos 1960. Criou o Teatro do Oprimido, metodologia internacionalmente conhecida que alia teatro a ação social. Em março de 2009 foi nomeado Embaixador Mundial do Teatro pela Unesco, um título inédita para brasileiros.
Fonte: artistaspb.blogspot.com
Foto: Internet

0 comentários:

Postar um comentário