domingo, 6 de março de 2011

SC: filha de Che Guevara se emociona em escola de samba


Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis
Aleida Guevara March é pediatra e desfilou em Florianópolis
A filha do lendário guerrilheiro cubano Che Ghevara foi o grande destaque em um carro alegórico durante desfile das escolas de samba de Florianópolis, ocorrido na madrugada deste domingo (6).
A pediatra Aleida Guevara March desfilou no segundo carro da escola União da Ilha da Magia, que homenageou Cuba em seu samba-enredo. A alegoria simbolizava um tanque de guerra com o qual Che conseguiu chegar à Havana após permanecer anos em guerrilha na Sierra Maestra. Aleida desfilou ao lado de um destaque que representava seu pai e se emocionou várias vezes durante o desfile.
A escola União da Ilha da Magia adotou um enredo polêmico ao abordar Cuba. A figura de Che foi utilizada em vários pontos do desfile, inclusive na comissão de frente. Os componentes da bateria entraram na passarela usando o tradicional uniforme verde-oliva e a boina vermelha imortalizada pelo guerrilheiro argentino. O público de dez mil pessoas que acompanhou o desfile chegou a aplaudir de pé a filha do guerrilheiro, morto em combate na selva boliviana em outubro de 1967.
Ao final do desfile, Aleida disse nunca ter pensado em participar de uma festa de Carnaval e muito menos desfilar em uma escola de samba. Para ela, o prazer foi "indescritível". "Não tenho palavras, é muito emocionante participar de uma festa popular típica do Brasil e ao mesmo tempo homenagear Cuba e a história de meu pai", disse muito bem humorada e garantindo que cantou o samba. "Não sei português, mas decorei alguns trechos e quando percebi estava cantando em cima do carro. Sou envergonhada e achei que iria só acenar, mas me soltei um pouco". 

0 comentários:

Postar um comentário