terça-feira, 22 de março de 2011

Três Pontos de Cultura na Paraíba trabalham com rádio comunitária

Silvana Floro, ativista cultural da Rádio Comunitária Araçá (Mari/PB)
O acesso à cultura e a democratização da comunicação andam de mão dadas. O monopólio da mídia restringe a diversidade cultural; os interesses econômicos passam a prevalecer sobre os critérios artríticos e culturais. Músicas, livros, filmes e programas de rádio e televisão são veiculados segundo os interesses da mídia coorporativa, em detrimento dos produtores e dos consumidores.
A rede de pontos de cultura e as rádios comunitárias podem cumprir um importante papel, desenvolvendo praticas democráticas de comunicação. Na Paraíba, três Pontos de Cultura foram articulados a partir de rádios comunitárias. São eles Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, da Rádio Comunitária Vale do Paraíba, de Itabaiana/PB, que foi a primeira rádio fechada na era Lula, em 2002, o Ponto de Cultura Caminhos de Acauhan, em Aparecida e o Ponto “Cultura nas ondas do Rádio”, da Rádio Comunitária Araçá, de Mari.
Os pontos de cultura da Paraíba estão preparando a TEIA 2011 que acontecerá na cidade de Areia no mês de julho. Durante o encontro, serão realizadas oficinas de comunicação a cargo dos jornalistas Fábio Mozart e Manassés, onde será incentivada a criação de rádios comunitárias e rádios web nos pontos de cultura. 

0 comentários:

Postar um comentário