terça-feira, 15 de março de 2011

VARAL POÉTICO em homenagem ao Dia Nacional da Poesia acontece na ESTAÇÃO CABO BRANCO nesta quarta-feira (16)

  Para homenagear e lembrar o Dia Nacional da Poesia a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes promoverá nesta quarta-feira (16), a partir das 18h00, no Salão Panorâmico da Torre Mirante, o primeiro Varal Poético.
O evento é aberto ao público e consiste em declamações de poesias livre. O diretor da Estação Cabo Branco, professor Rubens Freire, explicou que o Varal de Poesias é uma atividade que busca estimular a leitura, valorizar os escritores locais, formar plateia e se tornar um espaço para discussões e intercâmbio entre os escritores. “Além de ser um espaço de interação, de troca de conhecimento entre os escritores e poetas”, comentou Rubens Freire.
No local será montado um púlpito com um microfone aberto para as declamações. “Todas as pessoas podem participar recitando a poesia de seu escritor preferido”, comentou o diretor de Gestão Educacional, o professor Wetervan Fernandes.
DIA NACIONAL DA POESIA – A data oficial da poesia é dia 14 de março, mas na Estação Cabo Branco será comemorado nesta quarta-feira (16). A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas.
As poesias fazem adoração a alguém ou a algo, mas pode ser contextualizada dentro do gênero satírico também. Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências de vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, trazendo como temática principal as questões sociais e políticas.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março. Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”, pois lutou grandemente pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera.
            MOSTRA DE AUTORES PARAIBANOS – E nesta quinta-feira (17) será aberta na loja de souvenir a Mostra de Livros de Autores Paraibanos. A Mostra de Livros permanecerá no local até o dia 31 de março. É uma parceria da Estação com o Sebo Cultural. O local estará aberto em horário comercial de terça a sexta-feira das 9h00 até 18h00 e nos sábados e domingos das 10h00 até 18h00.
            A loja de souvenir está localizada nos jardins da Estação Cabo Branco, ao lado da lanchonete, e consiste em um espaço típico para comercialização de obras de arte em pequenos formatos, além de abrigar pequenas mostras locais.
            A Mostra de Livros de Autores Paraibanos faz parte de uma estratégia para colocar a literatura paraibana em evidência. Além de contribuir com a consolidação da identidade cultural local. A Mostra estimula o desenvolvimento profissional de escritores paraibanos, contribuindo para impulsionar a comercialização de seus livros. “Infelizmente com preocupante percentual de encalhe nas prateleiras das livrarias”, comentou Heriberto Coelho.
            Durante a Mostra o visitante poderá obter informações literárias sobre os escritores da Paraíba. “Será uma boa oportunidade para visitantes passarem a conhecer essa produção”, ressaltou Heriberto.
            Também durante a Mostra estará acontecendo o lançamento do Concurso Literário “Outros Olhares”, de breve análise de livros de autores paraibanos contemporâneos. O objetivo é estimular a escrita crítica, despertar e revelar talentos literários, uma vez que as avaliações críticas dos participantes serão publicadas em espaços virtuais de crítica literária e na edição de Coletâneas.
            As atividades, a mostra e o concurso, estimulam a prática do acesso e da democratização da leitura e propõem ainda ampliar a divulgação da produção literária dos paraibanos.
            O Sebo Cultural é um dos poucos locais em que vende livros novos, semi-novos, obras literárias raras com destaque para comercialização de autores paraibanos. “Nesta mostra estaremos divulgando mais de 2 mil livros de autores locais, ficcionais e não ficcionais, a preços bem acessíveis ao público”, disse Heriberto Coelho, proprietário do Sebo Cultural, localizado no centro da cidade de João Pessoa.

SERVIÇO:
VARAL POÉTICO
Quarta-feira (16)
Hora: 18h00
Local: Segundo Pavimento da Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Arte – Altiplano.
Informações: 3214.8303/8270

CONTATO PARA IMPRENSA
Wetervan Fernandes
Chefe do Setor de Gestão Educacional
Fone: 8737.1808
Email: wertevan@gmail.com
Fonte: artistaspb.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário