terça-feira, 5 de abril de 2011

Câmara vai comemorar os 90 anos do nascimento de Paulo Freire

Paulo Freire destacou-se por seu trabalho na área da educação popular
A Câmara realiza sessão solene na sexta-feira (8) em comemoração aos 90 anos de nascimento do educador Paulo Freire, falecido em 1997. A sessão foi proposta pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). Paulo Freire se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltado para a escolarização e a formação da consciência. Autor de “Pedagogia do Oprimido”, escrito em 1968, durante o exílio no Chile, o livro é considerado a sua obra mais importante.
A obra, que foi traduzido em mais de 20 idiomas, tornou-se referência para a compreensão da pedagogia libertadora e progressista proposta por Paulo Freire.
Biografia
Paulo Freire nasceu em Pernambuco, em 19 de setembro de 1921. Apesar de ter se formado em Direito, optou por atuar na área de educação. A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização.
Além do trabalho no Chile, durante seu exílio, ele também lecionou na Universidade de Harvard (Estados Unidos) e foi consultor do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consultoria educacional a governos de países pobres.
Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil, onde escreveu dois outros livros: "Pedagogia da Esperança" (1992) e "À Sombra desta Mangueira" (1995). Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, foi secretário de Educação do município de São Paulo, na gestão de Luíza Erundina.
A sessão está marcada para as 15 horas no plenário Ulysses Guimarães.
Fonte : Agência Câmara de Notícias


0 comentários:

Postar um comentário