domingo, 3 de abril de 2011

Funesc participa de homenagem ao aniversário de Genival Lacerda

Genival Lacerda o "Rei da munganga"
Há 80 anos, nascia Genival Lacerda - artista que, mais tarde, seria conhecido como o “Rei da Munganga”. A data exata, 5 de abril, será comemorada com o show “80 anos de Munganga”, uma iniciativa do Projeto Tamborete, realizado em parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O evento acontece às 18h30, no Teatro de Arena, com a participação e apoio de vários artistas locais cantando músicas do homenageado, que estará presente à sua festa de aniversário ao lado do filho, João Lacerda.
A homenagem começa com a exibição do documentário “O Rei da Munganga”, de Carolina Paiva. Na sequência, haverá a leitura dramática do cordel de Beto Brito intitulado “A Saga de Pedro Caroço com Severina Xique-Xique”, contemplado em 2007 com o prêmio “Novos Escritos”. A dramatização será feita pelos atores Márcio de Paula, Daniel Porpino e Ana Valentina.
Na parte musical da festa, vários artistas se revezarão no palco explorando o repertório de Genival Lacerda. Entre os convidados estão a Orquestra de Violões da Paraíba (OSPB) junto com os zabumbeiros do Projeto Tamborete, Anne Raelly, Adeildo Vieira, Escurinho, Beto Brito, Antônio Barros e Cecéu, Luciane (Clã Brasil), Bastianas, Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus e Moisés, filho de Pinto do Acordeom.
A entrada para o evento é gratuita, mas a produção do evento sugere que o público leve 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão encaminhados ao banco de alimentos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A doação é opcional, mas haverá uma equipe do órgão responsável pela arrecadação na portaria da Funesc.
Ciclo de homenagens
Há três anos, o Projeto Tamborete vem realizando uma série de homenagens a artistas considerados fundamentais na música paraibana. O primeiro nome da lista foi Jackson do Pandeiro, que em 2009 estaria completando 90 anos. No mesmo ano, o “Rei do Ritmo” também foi o homenageado nas festividades do São João em João Pessoa.
“Aquela homenagem ativou a vontade de levar adiante o ciclo de homenagens”, conta o músico Ely Porto, coordenador do Projeto Tamborete. No ano seguinte, em 2010, ao tomar conhecimento do aniversário de 80 anos do compositor Antônio Barros, o idealizador do projeto resolveu homenageá-lo. “Nada como uma homenagem em vida para reconhecer a contribuição que esse artista vem dando à cultura paraibana”, justifica. A programação rendeu show no Ponto de 100 Réis, intitulado “ABC do Forró” (uma referência às iniciais dos nomes de Antônio Barros e da companheira, Cecéu). Outra apresentação dentro da programação do São João consolidou a iniciativa, que resultou em uma comenda cultural concedida pela Câmara Municipal proposta pelo vereador Bira e outra homenagem na Noite de Cultura no Espaço Cultural.

“Este ano, quem entregou o ouro foi o próprio Genival Lacerda, ao revelar que está completando 80 anos no dia 5 de abril”, conta o organizador do show, justificando a escolha do artista do ano.
A presidente da Funesc, Lu Maia, ressaltou a importância do reconhecimento à obra de Genival Lacerda e a participação do governo do estado no evento. “Mesmo com muito esforço nosso e dos apoiadores do estado e prefeitura, nós resolvemos realizar este evento porque é uma forma mais que merecida de reconhecer a trajetória de Genival Lacerda. Sem dúvidas se o governo estivesse em melhores condições financeiras faríamos muito mais”. Com a proximidade dos 100 dias do governo Ricardo Coutinho, Lu Maia destaca este evento como uma das metas dos 100 dias que a fundação vai apresentar ao governador.

Projeto Tamborete

Primeiro grupo percussivo de zabumbas do Nordeste, o projeto musical Tamborete oferece aulas gratuitas a pessoas carentes. Hoje procurado por pessoas de todas das classes sociais e idades, é a oportunidade para quem quer aprender a tocar um instrumento percussivo. O grupo trabalha com todos os estilos musicais, apesar de ser relacionado com frequencia à música regional.

Os ensaios e aulas gratuitas acontecem aos sábados, no bairro Cidade dos Colibris, em João Pessoa. Informações e contatos pelo telefone: 8801-7337, com Ely Porto.

Serviço:

Show 80 anos de Munganga – homenagem a Genival Lacerda
Data: 5 de abril (terça-feira)
Hora: 18h30
Local: Teatro de Arena da Funesc
Programação: exibição do documentário “O Rei da Munganga”, de Carolina Paiva; dramatização do cordel “A Saga de Pedro Caroço com Severina Xique-Xique”, com os atores Márcio de Paula, Daniel Porpino e Ana Valentina. Show com Orquestra de Violões da Paraíba e Projeto Tamborete, Anne Raelly, Adeildo Vieira, Escurinho, Beto Brito, Antônio Barros e Cecéu, Lucyane (Clã Brasil), Bastianas, Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus, Moisés, Marcos Fonseca.
Preço: Gratuito, 1kg de alimento não perecível (opcional)
Realização: Funesc e Projeto Tamborete
Informações: 8801-7337
Com informações da SECOM/PB

0 comentários:

Postar um comentário