quinta-feira, 14 de abril de 2011

Oficina de interpretação para o Projeto Dramaturgia – Leitura em Cena

Curso prático de interpretação para atores que têm como objetivo principal desenvolver a capacidade de construção da personagem utilizando a análise do texto como ponto de partida. O trabalho pretende instrumentalizar o participante para efetuar uma compreensão dos elementos e dinâmicas do texto dramático e, através destes, experimentar, na prática, uma composição da personagem. O participante entrará em contato com o extrato oral/textual e deverá utilizá-lo como fonte primeira da sua atuação. Cada participante terá a oportunidade de trabalhar a sua composição, inicialmente, no formato de uma leitura dramatizada  e, num segundo momento, num fragmento da cena construído com mais detalhes. A busca da verdade, da consciência da ação verbal e a compreensão da medida exata da emoção, aplicada à cena, serão os tópicos da segunda etapa do processo de aprendizagem. O ator deverá experimentar, gradativamente, a atmosfera e a caracterização apropriada para cada personagem apontando para uma possível encenação.

TEXTO SELECIONADO:

A hora e vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa

Descrição:

1ºdia: Análise do texto. Compreensão da ação dramática proposta pelo autor. Entendimento das circunstâncias dadas e das forças motivadoras das personagens. Percepção da estrutura dos diálogos, das atmosferas e das variações do tempo-rítmo através das unidades do texto.
2º dia: Estudo da cena escolhida para trabalho prático e estabelecimento dos primeiros passos da composição pretendida pelo ator. Realização de uma leitura dramática da cena com definição de pormenores para as intenções das falas.
3º dia: Investigação de uma possível espacialização para a cena e concretização de um pequeno fragmento. Observação em DVD de fragmentos de uma montagem.
QUEM É: André Paes Leme
Encenador com formação no Curso de Direção Teatral na UNIRIO, Mestre em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa e doutorando na UNIRIO. Como encenador, desde 1990, já realizou mais de 50 espetáculos, entre peças teatrais, concertos musicais, óperas e eventos comemorativos de relevância cultural. Leciona no Curso Superior de Artes Dramáticas do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), e no Departamento de Direção Teatral da UNIRIO. Suas últimas encenações foram: Hamelin, de Juan Mayorga, que estreou em outubro de 2009 no CCBB – SP, Candeia, de Eduardo Rieche, que estreou em Novembro de 2008 no CCBB – RJ e A hora e vez de Augusto Matraga, de Guimarães Rosa, que estreou em Março de 2007 no Teatro SESC Ginástico.
Destacam-se também os espetáculos: Pequenos trabalhos para velhos palhaços (2000), Engraçadinha (2001), Chega de sobremesa (2002), A Carta (2004), Grande Othelo (2004) e Uma última cena para Lorca (2005). Em fevereiro de 2011 estreou o espetáculo Que o Diabo seja cego ,surdo e mudo, a partir de crônicas de Nelson Rodrigues, em Coimbra, PortugaL

Oficineiro: André Paes leme
Data: 06/05 das 18hs às 22hs
07/05 das 14hs às 18hs
08/05 das 14hs às 18hs
Local: Mini – Auditório do Sesc Centro – João Pessoa
Inscrição: Dois quilos de alimentos não perecíveis até 05/05.
Local: Setor de Cultura do Sesc Centro João Pessoa
Vagas: 35
OBS: A oficina selecionará 24 atores e 04 diretores para a Mostra Leituras em Cena, que acontecerá em Maio.
Da redação com Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário