quinta-feira, 21 de abril de 2011

A VOLTA DE PEDRO AMÉRICO

Clique na imagem para visualizar o convite
A cidade de Areia-Paraíba, está se preparando para as comemorações do aniversário do grande pintor areiense Pedro Américo, no próximo dia 29 de abril. Este ano as comemorações estão tendo um grande significado, resultante das parcerias firmadas pela Associação dos Amigos de Areia – AMAR e a Prefeitura Municipal de Areia, com o apoio de várias instituições como o IPHAN, IBRAM, BNDES e os Ministérios da Justiça e da Cultura.

A parceria firmada com o Museu Nacional de Belas Artes / IBRAM é responsável pela volta à cidade, após restauração, da tela Cristo Morto, pertencente ao Museu Casa de Pedro Américo. O apoio recebido do BNDES possibilitou além da manutenção das instalações físicas do Museu a implantação de novo projeto expográfico.

Como reconhecimento da importância das parcerias que tem ampliado as oportunidades para a comunidade areiense, a Câmara Municipal irá homenagear os parceiros, e em especial a Dra Mônica Xexéo, diretora do Museu Nacional de Belas Artes que tem apoiado várias ações culturais para a cidade de Areia.

A programação do aniversário do grande pintor Pedro Américo começou com a mobilização das escolas da cidade para o estudo da sua vida e obra, incluindo a visita a exposição “PEDRO AMÉRICO DE AREIA” que está sendo realizada no Espaço da Arte Horácio de Almeida - Praça Pedro Américo. No dia 28 de abril, na Câmara Municipal de Areia, será realizada Sessão Solene, tendo como pauta a palestra do crítico de artes Pedro Xexéo, especialista em Pedro Américo e a homenagem aos parceiros. No dia 29 de abril pela manhã, acontecerá no auditório da UFPB/CCA, a “Roda de Conversa” com a diretora do Museu Nacional de Belas Artes – Mônica Xexéo. No início da tarde (13:30 horas), será a vez de cerca de 300 escolares da rede de ensino de Areia mostrarem seus conhecimentos sobre o pintor no “Desafios de Pedro” que encerrará suas atividades com o “Cortejo a Pedro” pelas ruas da cidade em direção ao Museu Casa de Pedro Américo para a sua reabertura.

Aproveitando o clima ameno da cidade serrana e as aptidões musicais de seus filhos, à noite será realizada uma seresta que abrilhantará o lançamento da publicação “O Festival de Artes”, livreto da série Monumenta/Iphan/Ministério da Cultura.

Clique na imagem para visualizar a programação
Dentro da programação ainda acontecerão duas oficinas ministradas por técnicos do Museu Nacional de Belas Artes - Restauração de Papeis e Informatização de Acervo. Essas oficinas, considerando a necessidade de seu efeito multiplicador e as poucas vagas disponíveis, terão como participantes representantes de instituições detentoras de acervos. Tão logo foi divulgada a realização das oficinas as vagas foram totalmente preenchidas (50% das vagas para os participantes do projeto Areia e seus Museus e 50% com os representantes de instituições).

PS. Colaborem com doações para o Brechó do Ponto - primeira ação programada: aquisição de instrumentos para a Oficina de Música do Ponto. 
Da redação com informações de Lúcia Giovane

0 comentários:

Postar um comentário