segunda-feira, 30 de maio de 2011

Filmes inspirados na obra de José Lins do Rêgo são destaques na Semana Cultural

Cena do filme Menino de engenho de Walter Lima Jr.
A obra do escritor paraibano José Lins do Rêgo não envelhece nunca. Passam os anos e seus escritos continuam vivos na memória do povo brasileiro. Até hoje, tem influenciado gerações de novos autores, despertado interesse de novos leitores e oferece rico material para cineastas de várias gerações.
A produção cinematográfica inspirada na obra do eterno “Menino de Engenho” é um dos destaques da Semana Cultural José Lins do Rego que a Fundação Espaço Cultural realiza em comemoração aos 110 anos de nascimento do seu patrono.
A programação de cinema da Semana Cultural traz como destaque uma mesa-redonda com o cineasta Vladmir Carvalho, com participações do documentarista Lúcio Vilar e o crítico literário Hildeberto Barbosa. O debate envolverá o tema “Literatura e Cinema”, na quarta-feira (1º de junho), às 16h30, no Cine Espaço Digital. Em seguida, às 18h, será exibido o filme “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho.
Na quinta-feira (2 de junho), haverá exibição do filme “O Menino e a Bagaceira”, de Lúcio Vilar, no Espaço Cine Digital, às 18h. O documentário mostra a história de sucesso e decadência do ator Sávio Rolim, que na infância interpretou o protagonista do filme “Menino de Engenho”. Após a sessão, haverá conversa do diretor com o público presente.
Na sexta-feira (3 de junho), será exibido o filme “Menino de Engenho”, de Valter Lima Jr. A sessão será às 18h, no Espaço Cine Digital. No sábado (4 de junho), a produção será exibida no município de Pilar, terra natal do escritor.
No sábado, o Espaço Cine Digital realizará a Mostra de Cinema Zé Lins, com exibição em sequência dos filmes “O Engenho de Zé Lins”; “O Menino e a Bagaceira” e “Menino de Engenho”. A primeira sessão será às 17h.

Programação: Semana Cultural José Lins do Rêgo (cinema)

01 de junho – Quarta-feira
16h30 – Mesa com o cineasta Vladimir Carvalho. Tema: Literatura e Cinema. Participação do documentarista Lúcio Vilar e o crítico literário Hildeberto Barbosa.
18h – Exibição do filme “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho. Local: Espaço Cine Digital.
02 de junho – Quinta-feira
18h – Exibição do filme “O Menino e a Bagaceira”, de Lúcio Vilar. Duração: 30 minutos. – Após a exibição, conversa do diretor com o público presente. Local: Espaço Cine Digital.
03 de junho – Sexta-feira
18h – Exibição do filme “Menino de Engenho”, de Walter Lima Jr. Ficção. Duração: 110 min. Local: Espaço Cine Digital.
04 de junho – Sábado
09h – Saudação ao homenageado na cidade de Pilar-PB, terra de nascimento de José Lins do Rego, com as seguintes atividades:
- Solenidade local com cantoria de Oliveira de Panelas.
– Apresentação do Grupo Folclórico Moleque Ricardo, de Pilar-PB.
- Apresentação da Quadrilha Cel. José Lins, de Pilar-PB.
- Exibição do filme “O Engenho de Zé Lins”, de Vladimir Carvalho.
17h – Mostra de Cinema Zé Lins. Exibição em sequência dos filmes “O Engenho de Zé Lins”; “O Menino e a Bagaceira”; e “Menino de Engenho”. Local: Espaço Cine Digital.

0 comentários:

Postar um comentário