quarta-feira, 11 de maio de 2011

OFICINAS GRATUITAS NA III MOSTRA DE TEATRO DE GRUPO‏

A terceira edição da Mostra de Teatro de Grupo traz várias novidades para João Pessoa. A maior de todas é a programação artística, que este ano acontece toda em frente à sede do grupo Ser Tão Teatro, realizador do evento, no Largo São Pedro Gonçalves, ao lado do Hotel Globo no centro histórico de João Pessoa.
A Mostra, edição especial Teatro de Rua com patrocínio da Caixa Econômica Federal através do Programa Caixa Cultural e pelo Fundo Municipal de Cultura, tem início no dia 23 de maio (segunda-feira), quando iniciam também as ações formativas do evento, que este ano oferece ao público uma oficina e duas vivências. As inscrições podem ser feitas no período de 16 a 20 de maio, na sede grupo, das 14h às 18h. A programação é toda gratuita. Confira a agenda:
Oficina: Música Encena com Beto Lemos
Dias: 23 e 24/05 (segunda e terça-feira), na Casa Multicultural, na Praça Antenor Navarro, das 9h às 12h
20 vagas
Nesta oficina será apresentada uma forma de criação musical empírica, onde a música surge em tempo real a partir da cena, a cena será feita com bonecos, sem fala e sem texto, a musica dará para a cena todos os sentimentos e emoções, respeitando o nível técnico de cada musico na busca de juntos fazermos da musica e a cena um só corpo.
Beto Lemos é natural da cidade do Crato- CE. Iniciou o estudo de musica tocando para reisados e guerreiros da região do Cariri cearense.  Tem a viola, a rabeca, o violão, o violoncelo e a percussão como seus principais instrumentos.  É diretor musical da Carroça de Mamulengos, companhia que integra desde 2005.
Vivência: Cameloturgia com a Cia Carroça de Mamulengos
Dia: 25/05 (quarta-feira), na Casa Multicultural, na Praça Antenor Navarro, das 9h às 12h
30 vagas
Através de uma vivência coletiva, a Companhia se propõe a fazer um diálogo sobre sua maneira de criação e montagem de seus trabalhos, apresentando sua linguagem estética de cena, com base no camelô de rua e na dramaturgia popular.
Sobre a Cia Carroça
O teatro de bonecos está presente no grupo cearense desde sua criação, em 1975 em Brasília com Carlos Gomide,  sendo uma das linguagens base de criação do coletivo.  Como uma de suas principais características, o Carroça de Mamulengos sempre esteve junto aos mais diversos mestres e brincantes das mais variadas manifestações populares. Convivendo, com uma relação de amor, respeito e cumplicidade, Carlos Gomide foi lapidando uma linguagem estética única pra o grupo.
Vivência: “TEATRO DE RUA - TÉCNICA DO ATOR E CRIAÇÃO EM GRUPO NO TRABALHO DA BRAVA COMPANHIA”
Dias: 26/05 (quinta-feira), na Casa Multicultural, na Praça Antenor Navarro, das 9h às 12h
20 vagas
Esta vivência de teatro de rua tem o propósito de, a partir de uma vivência criativa, partilhar com os participantes alguns dos elementos do treinamento dos atores da Brava Companhia e dos exercícios e jogos em grupo para a criação de personagens, cenas e dramaturgia.
Os exercícios e jogos fazem parte do repertório das experiências e práticas acumuladas pelo grupo ao longo de treze anos ininterruptos de pesquisa, a partir de um constante trabalho de pesquisa para a criação na rua e em espaços não convencionais.
Sobre a Brava Cia:
A pesquisa artística do grupo é marcada, desde o seu início (1998 – São Paulo), pela exploração das possibilidades do corpo, e por um treinamento intenso do improviso e do jogo do ator. O humor e a opção pela rua como espaço de encenação ao longo do tempo ganham maior atenção dentro dessa pesquisa: o primeiro como uma poderosa ferramenta para o exercício da crítica e da autocrítica, e o segundo como forma de intervenção política no espaço público.
Mais informações pelo email: contato@sertaoteatro.com.br 


Visite o site da mostra: www.sertaoteatro.com.br/mostra
Da redação com Assessoria

0 comentários:

Postar um comentário