terça-feira, 16 de agosto de 2011

Funesc e Projeto Lambe-Lambe realizam a 5ª Mostra de Fotografia no Cinema

Desta terça-feira (16) até a quinta (18) será exibida a 5ª Mostra Lambe-Lambe de Fotografia no Cinema, no Espaço Cini Digital da Funesc, em João Pessoa. Sob a curadoria do jornalista e fotógrafo Ricardo Peixoto e com acervo da agência Ensaio Brasil, serão exibidos seis filmes (um longa e um curta por sessão) de produção brasileira e norte-americana.
A programação conta com cinco produções do gênero documentário e uma de ficção. As exibições gratuitas começam às 19h30. O evento é uma realização da agência Ensaio em parceria com a Funesc, que pelo segundo ano consecutivo sedia o evento.
Curador da mostra, Ricardo Peixoto diz que o objetivo da mostra é democratizar o acervo da Agência Ensaio. “A gente dá acesso ao público a essas produções nacionais e internacionais. É um material de alta qualidade que pouca gente conhece porque são filmes que não fazem parte do circuito comercial”, explica.
A mostra itinerante vem sendo realizada em várias cidades como forma de levar ao público as técnicas desses profissionais chamados lambe-lambe, que sobreviveram da fotografia.
Nesta terça-feira (16), serão exibidos os filmes “Cinema de Dois Tões”, curta brasileiro de Luiz Santos e “Evandro Teixeira: Instantâneos da Realidade”, longa de Paulo Fontenelle. Na quarta (17), a sessão começa com o curta “Retrato Pintado”, de Joe Pimentel e encerra com “Annie Leibovitz – A vida Através das Lentes”, produção norte-americana de Barbara Leibovitz. Na quinta-feira (18), serão exibidos “Câmara Viajante”, de Joe Pimentel e “Baraka – Um Mundo Além das Palavras”, de Ron Fricke.
Sinopses
Terça (16), às 19h30
Cinema De Dois Tões (Direção: Luiz Santos. Brasil, 2008, Doc., 25 min.) – Apresenta a história sobre a vida e o ofício de Antônio Monteiro Góis, conhecido por Tonho Ceará, o último retratista lambe-lambe de Pernambuco, a partir de um diálogo entre duas gerações da mesma área.
Evandro Teixeira – Instantâneos Da Realidade (Direção: Paulo Fontenelle. Brasil, 2004, Doc., 76 min.) – As imagens produzidas por Evandro Teixeira, um dos principais nomes do fotojornalismo brasileiro, no decorrer de sua carreira. Entre elas estão momentos importantes da história do país e do mundo, como a ditadura militar no Brasil, a queda do governo Allende no Chile e a cobertura de Copas do Mundo e Jogos Olímpicos.
Quarta (17), às 19h30
Retrato Pintado – (Direção: Joe Pimentel. Brasil, 2000, fic., 13 min.) – A história de um retratista do interior do Nordeste e de como sua arte resiste ao tempo.
Annie Leibovitz – A Vida Através Das Lentes (Direção: Barbara Leibovitz, EUA, 2006, Doc., 79 min.) – Annie Leibovitz produziu algumas das mais famosas imagens dos últimos 30 anos e podem ser consideradas as mais influentes no mundo da fotografia. Glamour, riqueza e poder foram algumas das características registradas por Annie em seus trabalhos para revistas renomadas no mundo como Vogue e Rolling Stone, porém, não só isso faz parte de seu extenso portfólio; os horrores provocados pela guerra em Sarajevo e Ruanda também foram documentados com seu estilo único de registro. Neste documentário, Annie divide com o espectador seu processo artístico, suas experiências durante a carreira além de um balanço sobre fama e família, sempre registrados de uma forma intimista que vai de seu estúdio até seu descanso na fazenda.
Quinta (18), às 19h30
Câmara Viajante (Direção: Joe Pimentel. Brasil, 2007, Doc., 20 min.) -
Documentário que retrata o universo e o ofício dos fotógrafos populares que atuam nas festas, feiras e romarias do interior nordestino. A visão do artista do retrato pintado, suas técnicas e seu trabalho.
Baraka – Um Mundo Além Das Palavras (Direção: Ron Fricke. EUA, 1992, Doc., 106 min.) – Baraka é uma antiga palavra que pode ser traduzida como o sopro ou a essência da vida, de onde se desencadeia o processo de evolução da vida. Com imagens captadas em 24 países, nos seis continentes do globo, Baraka busca traduzir visualmente a ligação do ser humano com a Terra.  Baraka é um espetáculo visual deslumbrante que deve ser visto, sentido e vivido para ser compreendido.
Serviço:
5ª Mostra Lambe-Lambe de Fotografia no Cinema
Data: 16 a 18/08
Hora: 19h30
Local: Espaço Cine-Digital da Funesc

ENTRADA GRATUITA
Fonte: www.paraiba.pb.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário