terça-feira, 30 de agosto de 2011

Programação especial homenageia Jackson do Pandeiro nesta quarta-feira

O dia 31 de agosto é especial para toda a Paraíba. Nesta data, em 1919, nascia na cidade de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro – aquele que um dia seria conhecido como o Rei do Ritmo.
Para celebrar a data, nesta quarta-feira, o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa, através da Funesc e da Funjope, promoverão evento especial em homenagem ao mestre da música paraibana. O evento começa às 18h, com a abertura da exposição fotográfica do acervo do jornalista Fernando Moura.
Em seguida, às 19h, será exibido o documentário “Jackson do Pandeiro – Uma Identidade Nacional”, do jornalista Gilson Renato. O ponto alto da noite será a apresentação do coral Vozes da Infância, às 20h. A entrada é gratuita.
O Coral Vozes da Infância cantará Jackson, com a participação especial de Baixinho do Pandeiro e acompanhamento do grupo Oitavas no Choro. A regência será do maestro Hélio Medeiros. Mais de 50 crianças compõem o coral que surgiu a partir do projeto Casa Ensino das Artes. Hoje o grupo é coordenado por Luiz Carlos Vasconcelos.
Após o concerto, o público poderá conferir a apresentação de forró pé-de-serra no Bar dos Artistas, no pátio do Teatro Santa Roza.
O coral – Criado em 2005, o projeto Vozes da Infância foi retomado em outubro de 2010, agora como uma ação complementar da Casa das Artes (Escola Municipal de Artes da prefeitura de João Pessoa). O projeto de implantação da casa é coordenado por Amélia Nóbrega. A estreia do coral aconteceu em 19 de dezembro de 2010, com o concerto Sacro Natalino na Igreja de São Francisco e voltou a emocionar no Concerto de Páscoa em abril deste ano, na nave da Igreja São Francisco, e durante a programação da Semana José Lins do Rego, na Fundação Espaço Cultural.
O projeto é desenvolvido com apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), com apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Os ensaios acontecem provisoriamente no Paço Municipal (até a conclusão da restauração do Conventinho) as segundas, quartas e sábados nos contra turnos da escola dos coristas.
O objetivo do coral é o de elevar a autoestima das crianças e oferecer a João Pessoa um coro de vozes infantis de qualidade vocal e excelência de repertório. A prefeitura assegura todas as condições necessárias para o ensaio dos adolescentes, como transporte, fardamento, figurinos e lanches, além de aulas de voz e corpo.
Para este ano o Coral Vozes da Infância pretende ampliar a formação artístico-cultural de crianças e adolescentes através do ensino da música e do canto coral, contribuindo por meio de ações que fortalecem sua cidadania, mantendo os aproximadamente 50 estudantes da formação anterior e abrindo inscrições para estudantes novatos com idades entre 8 e 14 anos.
Serviço:
Data: 31/08
Hora: 18h – Exposição fotográfica
19h – Exibição de documentário
20h – Apresentação do coral
21h – Forró Pé de Serra – Bar dos Artistas
Local: Teatro Santa Roza
com foto da Internet

0 comentários:

Postar um comentário