quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Curso de teatro para adultos atrai jovens que sonham em ser atores

Para quem sonha em ser ator, o curso de teatro para adultos oferecido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) pode ser a oportunidade esperada. De acordo com o teatrólogo e coordenador do curso, Roberto Cartaxo, as aulas já começaram, mas as matrículas podem ser feitas até o final de setembro. O curso é ministrado às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.
As aulas de teatro para adultos fazem parte do projeto “Cultura em Movimento”, que visa dinamizar o espaço do Teatro de Arena Leonardo Nóbrega com atividades gratuitas. Nesta edição do curso, já estão matriculados 50 alunos. “Qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos pode participar”, diz.
De acordo com ele, o curso é dividido em dois blocos. Na primeira etapa, que se estende até novembro, são trabalhadas técnicas de improvisação, dinâmica de grupo, voz, expressão corporal, história do teatro, noções de iluminação, figurino e cenografia.
No segundo bloco, que vai de janeiro a abril, o trabalho é mais intenso. É quando os alunos partem para a etapa de montagem do espetáculo de encerramento do curso. Toda a turma participa das atividades colocando em prática os ensinamentos que foram adquiridos na primeira fase.
“Dependendo do potencial do grupo, novos talentos poderão ser revelados. Quem quer mesmo seguir a carreira, chega até o fim do curso e vai buscar se aperfeiçoar”, avalia Cartaxo.
Criatividade – As aulas também são indicadas para quem procura fazer teatro para desinibição, desenvolver a auto-estima, comunicação, apresentação pessoal e espontaneidade. Tudo isso é estimulado através dos exercícios de integração, jogos teatrais e interpretação de cenas coletivas.
O foco das aulas é introduzir os alunos na prática teatral e apresentar noções preliminares do trabalho de atuação. Por meio de exercícios que exploram técnicas de expressão corporal e vocal, construção de ações e improvisação, o curso pretende estimular os alunos na descoberta de suas potencialidades criativas, visando proporcionar o estímulo para a construção de um vocabulário pessoal que os permita criar personagens e cenas.
Os cursos oferecidos pelo projeto Cultura em Movimento são gratuitos e estão disponíveis ao público. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Divisão de Cursos da Funesc ou com o Teatro de Arena, pelos telefones 3211-6247  e  3211-6220.

0 comentários:

Postar um comentário