segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Bailarinas paraibanas concluem formação no Teatro Bolshoi

Paraibanos no Bolshoi em 2005
Após oito anos de dedicação exclusiva à prática das artes corporais, duas bailarinas paraibanas concluíram este ano o Curso Técnico de Nível Médio em Dança Contemporânea, na escola do Teatro Bolshoi, em Santa Catarina. A cerimônia de colação de grau aconteceu no último domingo (11), em Joinville, e contou com a presença da secretária executiva de Cultura da Paraíba, Amazile Vieira, representando o Governo do Estado, que garantiu bolsas de estudo às bailarinas.
Elizandra Priscilla Gomes da Silva e Rafaella Maria Guedes de Carvalho, ambas de João Pessoa, iniciaram os estudos na sucursal do Bolshoi quando tinham 11 e 9  anos, após uma maratona de testes realizados na Paraíba e em Santa Catarina. Hoje, aos 19 e 17 anos, ambas sonham em seguir a carreira e aprimorar a prática pedagógica na área da dança com a perspectiva de transmitir aquilo que aprenderam.
Rafaella Guedes
Durante oito anos as bailarinas paraibanas cursaram 28 disciplinas que compõem a grade curricular do curso, a exemplo de História da Dança, Literatura Musical, Prática de Cena, Ginástica Acrobática, Dança Popular, entre outras. No período em que estudou e residiu em
Santa Catarina cada bailarina recebeu uma bolsa mensal no valor de dois salários mínimos, custeadas pelo Governo do Estado a partir de um convênio firmado com a escola do Teatro Bolshoi.
Seleção – O processo de seleção contou com uma triagem iniciada na rede estadual de ensino, onde professores de educação física
foram orientados a selecionar potenciais bolsistas de acordo com o perfil exigido pela escola. Em seguida, representantes do Bolshoi vieram à Paraíba para uma segunda bateria de testes e, por fim, os selecionados foram até a sede da escola, em Joinville, onde realizaram os testes finais.
Além das bailarinas formadas, outros três bolsistas paraibanos continuam em Joinville para a conclusão do curso. Iure Junior de Castro Dias – que recentemente foi convidado para um curso de verão no renomado Joffrey Ballet de Chicago – e Thales Henrique Soares de Araújo concluem o curso em 2012. Já Joalisson Candido dos Santos, o mais novo do grupo, conclui em 2013.
Formatura da 4ª turma da escola do teatro Bolshoi
Na cerimônia de colação de grau da quarta turma formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com um total de 36 bailarinos, os alunos de dança contemporânea estrearam a peça Mundo Líquido, do coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. Além das bolsistas paraibanas, outro seis bailarinos apoiados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa concluíram a formação em 2011. São eles Luzemberg Santana, Elisandra Xavier, Geovan da Conceição, Anielle Rolim e Heloiza de Castro.
Fonte: paraiba.pb.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário