segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Governo promove 3º Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba nesta terça-feira

Com uma programação voltada à preservação da memória da música paraibana, a Secretaria de Estado da Cultura realiza nesta terça-feira (13), em parceria com a Associação Balaio Nordeste, o 3º Encontro dos Foles e Sanfonas da Paraíba.
Nesta edição, além de oficinas, mesas-redondas e apresentações musicais, o encontro presta homenagens aos mestres Severo do Acordeon e Bastinho Calixto. A programação do encontro acontece no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, centro histórico de João Pessoa, com atividades gratuitas.
Pela manhã, uma alvorada com a presença de mais de 20 sanfoneiros fará a abertura do evento, seguida da missa de ação de graças na Igreja de São Frei Pedro Gonçalves e um café da manhã para os participantes. Durante o dia, o encontro oferecerá espaços de formação nas oficinas de iniciação à sanfona e ao fole de oito baixos, ministradas respectivamente por Severo do Acordeon e Luzinho Calixto, que também participam de mesas-redondas destinadas aos sanfoneiros, pesquisadores, professores e alunos da rede pública.
A partir das 19h, as atrações musicais ocuparão dois palcos instalados no largo da Igreja. Durante os shows serão entregues os troféus aos homenageados Severo do Acordeon e Bastinho Calixto, como forma de reconhecer as contribuições ao desenvolvimento da música e da cultura da Paraíba. Estão previstas as apresentações de Junior Limeira, Xamego Nordestino, Ripa na Chulipa, Luizinho Calixto, Roberto dos Oito Baixos e Severo do Acordeon com a participação de Mahatma, Claudinho Pereira, Ivan Martins e Basto do Acordeom.
Realizado pela primeira vez em 2009, o Encontro dos Foles e Sanfonas atua como espaço de afirmação dos traços identitários da Paraíba, conforme explica a produtora Joana Alves. “Durante o encontro buscamos dar visibilidade à memória da música da Paraíba e ao mesmo tempo escoar a produção contemporânea influenciada pelos ritmos tradicionais típicos do estado”, afirmou. A expectativa é que o encontro reúna mais de 100 artistas entre sanfoneiros e folistas, além de pesquisadores na área da cultura popular, professores, alunos e moradores dos bairros do centro histórico da Capital.
Severo do Acordeon – Além de acordeonista, é compositor, arranjador e produtor musical. Em 1961 migrou para o Rio de Janeiro. Foi em suas apresentações na Feira de São Cristóvão que conheceu o também paraibano Jackson do Pandeiro, com quem dividiu os palcos de 1969 a 1982, participando da vida artística do rei do ritmo até o seu último show.
Trabalhou com Alceu Valença, Elba Ramalho, Fagner, Fafá de Belém, Chico Buarque, Zé Ramalho e Luiz Gonzaga, para quem também fez arranjos.
Bastinho Calixto – Sebastião Tavares Calixto, ou Bastinho Calixto, vem de uma família de músicos. Irmão de Zé, Jair e Luzinho Calixto, foi o que mais se dedicou a produção artística de discos de outros artistas. Começou a carreira artística como zabumbeiro do grupo que acompanhava Luiz Gonzaga, além de atuar como ritmista de Jackson do Pandeiro.
Como compositor, Bastinho teve mais de 750 músicas gravadas por nomes como com Elba Ramalho, Tim Maia, Dominguinhos, Flávio José, Jorge de Altinho, Marinês, Hermelinda, Trio Nordestino, Três do Nordeste, Bartô Galeno, Sirano e Sirino, João Gonçalves, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário